Planeta América Latina - Eventos, Promoções e Novidades!

Confira os eventos, promoções e novidades em sua cidade. Aqui, no Planeta América Latina!

A Bolívia vai ser homenageada no Carnaval 2015

A Bolívia vai ser homenageada no Carnaval 2015

O Bloco carnavalesco Filhos de São Jorge escolheu o tema do desfile e está com o samba enredo na ponta da língua, “Brasil, Bolívia um povo irmão, Brasil Bolívia um só coração, Guarulhos, Oruro num só ideal a tradição do nosso Carnaval”.

 



“Percebemos que a imigração traz aspectos positivos. O carnaval de Oruro na Bolívia é lindo, tem semelhanças com o nosso. A questão religiosa, a devoção à Virgem de Socavón”, explica Dorival Vieira, presidente da agremiação.

Em entrevista ao Los Hermanos/Planeta América Latina, o carnavalesco conta que a escola sempre teve uma trajetória no que diz respeito a tratar de temas audaciosos e que reflitam questões sociais.

Definido o tema, é hora de arregaçar as mangas. Carnaval é alegria e, também, muito trabalho.

“Para criar o samba enredo, existe o papel importante de quatro pessoas que pesquisam a sinopse. Foram quatro meses de estudos, foram até no consulado...”, relembra.

Percorrendo o caminho para conhecer mais desses irmãos latinos, que os sambistas de Guarulhos encontraram o Bolívia Cultural e a marca “Eu Amo Bolívia”, que vai integrar o desfile e ganhar uma ala inteira com a marca da campanha em destaque.

“Teve um casamento (risos). É uma marca forte, que realmente trabalha para o povo, tem tudo a ver com o nosso samba. Fiquei emocionado quando conheci o projeto que tem apoio de tanta gente bacana.”

A campanha de promoção da cultura boliviana, Eu Amo Bolívia, é apoiada por personalidades como Ana Hickmann, Sabrina Sato, Marco Luque, Victor e Léo, Carlinhos Brown, Rogério Flausino entre outros.

“São Jorge, lá de cima, que disse ‘procura o Bolívia Cultural que vai dar liga o nosso samba’”, brinca o sambista.

 



Junto com outras agremiações, o Bloco Filhos de São Jorge integra a Liga de Guarulhos, que promove o carnaval junto com a prefeitura do Município. Região com número expressivo de residentes bolivianos.

Há quatro anos como presidente do bloco, Dorival conta que embora as pessoas pensem no carnaval no começo do ano, para quem organiza, ele acontece o inteiro. Assim que um acaba, estão pensando no próximo.

“Há um projeto com aulas de corte de cabelo, aulas de dança, culinária. Tem muita gente que pensa que o carnaval acontece só em março, naquela uma hora de avenida, mas é o ano todo”, explica.

Fazendo a alegria de milhares de pessoas, o carnaval também pode ser uma fonte de renda, que ajuda e contribui com muitas famílias.

“O carnaval significa uma das principais formas de arrecadação financeira. É uma indústria, que gera empregos e tem uma importância na economia do país.”

O lançamento do samba enredo aconteceu no domingo, 14 de dezembro, e contou com a presença do grupos folclóricos dos "Tinkus Jairas" e o apoio da galera do "Grupo Folclórico Kantuta Bolivia".

 

 

 

 

Veja o álbum do evento, clicando nas imagens:

 

       

       

       

       

 

por: Angelina Miranda