Planeta América Latina - Eventos, Promoções e Novidades!

Confira os eventos, promoções e novidades em sua cidade. Aqui, no Planeta América Latina!

A Copa do Mundo 2014 já começou

A Copa do Mundo 2014 já começou

Enquanto operários ainda davam últimos retoques na área externa do estádio que receberá Brasil x Croácia, mexicanos, colombianos e até venezuelanos fizeram festa no local.

 


Falta ainda um dia para a bola rolar, mas a Copa do Mundo 2014 já começou. Pelo menos para colombianos, mexicanos, croatas, chilenos e até venezuelanos - estes fora do torneio - que visitaram a Arena Corinthians, em Itaquera, ao longo da última terça-feira. Enquanto operários ainda davam os últimos retoques na área externa do estádio, torcedores estrangeiros fizeram festa no local.


Viajando pelo Brasil desde há 40 dias, o croata Peter Starkl, de 62 anos, disse estar surpreso com a evolução das obras na Arena Corinthians. Segundo o turista, que esteve em São Paulo no mês passado, a situação antes era assustadora.


Vai ter Copa: Croatas ‘invadem’ bar e tiram foto até com policiais


“Quando eu vim pela primeira vez não acreditei que teria Copa aqui. Toda essa parte aqui (aponta para um gramado) não tinha nada. Mudou muito em pouco tempo”, falou Starkl, que foi pessimista quanto a uma vitória da Croácia na partida de abertura do Mundial.


“Tenho que ser realista, acho que vai ser 1 a 0 para o Brasil. Mas acho que nesse Grupo A, com México e Camarões, a Croácia se classifica. É uma vantagem enfrentar o time brasileiro já na estreia”, completou o europeu.


Mais animado e confiante estava um grupo de seis colombianos. No Brasil desde o último sábado, os turistas desembarcaram em São Paulo após passarem pelo Rio de Janeiro. A ideia agora é seguir a seleção da Colômbia por Belo Horizonte, Brasília e Cuiabá, cidades onde a equipe irá jogar contra Grécia, Costa do Marfim e Japão, respectivamente.


Nem a ausência de Falcao García desanima os torcedores. “Perder Falcao foi um duro golpe, mas ainda penso que temos um time forte para chegar na final”, afirmou Rodrigo Arbuleda, de 52 anos, que tem bilhetes para as três partidas colombianas na primeira fase.


Perguntado sobre o que achou do estádio paulista para a Copa do Mundo, o colombiano elogiou: "Ouvi dizer que não ficaria pronto, mas está muito bonito".

 

Torcedores mexicanos

 

Sergio Gonzales, torcedor chileno

 


“Tem ingresso aí?”


Também no Brasil há poucos dias, o chileno Gonzaldo Astudillo, de 25 anos, estava na porta da Arena Corinthians com dois amigos e uma missão complicada pela frente: conseguir entradas para o jogo contra a Holanda, que será realizado em São Paulo na última rodada da fase de grupos.


“Tem ingressos?”, disse Astudillo abordando a reportagem do iG Esporte. Diante da negativa, o chileno explicou: “Temos só bilhetes para a partida com a Austrália, em Cuiabá. Depois, vamos para o Rio de Janeiro tentar ver o jogo contra a Espanha, mas não temos ingressos também. E estamos aqui querendo comprar o da Holanda”.


Orientado a procurar no site da Fifa, onde são feitas as vendas oficiais, Astudillo reclamou: "Por lá é muito caro".


Já um trio de brasileiros resolveu aproveitar a presença dos turistas estrangeiros para lucrar. Com o que definiram ser a “música da Copa”, os irmãos Rodrigo e Rodolfo Minuetto, de 22 anos, e o amigo Lucas Sorriso, de 24, tocaram um samba em frente ao estádio de Itaquera e conseguiram dos turistas um total de R$ 80 de “caixinha”.


"O clima aqui está bom demais. Vamos voltar aqui todos os dias, com certeza", falou Rodrigo, morador do bairro de Itaquera.


E o movimento em frente à Arena Corinthians deve aumentar nesta quarta. Durante a tarde, a seleção brasileira fará treino de reconhecimento de gramado em Itaquera. Na sequência, já à noite, será a vez dos croatas visitarem o campo do jogo da próxima quinta. Mas vale lembrar que as duas atividades serão fechadas ao público. Os dois países se enfrentam a partir das 17h, no jogo de abertura da Copa.