Planeta América Latina - Eventos, Promoções e Novidades!

Confira os eventos, promoções e novidades em sua cidade. Aqui, no Planeta América Latina!

Conheça a origem da dança folclórica boliviana Caporal

Conheça a origem da dança folclórica boliviana Caporal

"Caporal" é uma dança folclórica boliviana que tem sua origem em La Paz. Ela foi criada e apresentada ao público pela primeira vez em 1969 pelos irmãos Estrada, quem tiveram como inspiração a dança afro-boliviana Caporal da Saya, que pertence à região dos Yungas.

 



O "Caporal", que significa mestiço ou mulato, era o capataz dos escravos negros trazidos para a Bolívia durante a época da Colônia. A apresentação do conjunto da Saya representa este personagem. Os irmãos Estrada Pacheco decidem então criar uma nova dança inspirada na personagem central da Saya.


A vestimenta original dos "varões", homens que participam da encenação, é composta por um sombrero de aba larga, uma camisa, uma faixa ou cinto, um paletó de corte militar, um par de botas e um chicote, Já as mulheres usava blusa de mangas largas, saia — que foi encurtada até se tornar uma mini-saia —, sapatos e o característico sombrero tipo Borsalino, ou Cholita. As vestimentas tem mudado, incorporando desenhos e cores que fazem alusão à diferentes fraternidades ou conjuntos de Caporales.
 
Os passos da dança também estão em constante mudança. A popularidade nos países vizinhos de Bolívia se devem a grande difusão da canção "Chorando foi-se" do grupo Kjarkas. Ele também foi rsponsável pela confusão dos dois estilos: Saya e Caporal.


As diferenças, no entanto, são claras: a música da Saya (dance) é interpretada por instrumentos de percussão enquanto a dos caporales é uma mistura entre ritmos de huayños e tundiquis. Além disso, a Saya é uma dança de maior agilidade, praticada por negros, com ritmo e figurino diferentes.


O Caporal, é caracterizado por ser uma dança de movimentos ágeis, em que os varões fazem giros, contorcionismo, saltos  e acorbacias, enquanto as mulheres se destacam por ressaltar a sensualidade através do vestuario e dos movimentos graciosos.

 

História do "Caporal" 100% boliviano!

 

Fraternidad Caporales San Simon
São Paulo - SP - Tel.: 11 - 97422-0973

facebook.com/caporalessansimonsp.brasil

 

Grupo Cultural Kantuta Bolivia (Caporal)
São Paulo - SP - Tel.: 11 - 98177-7344

facebook.com/grupofolklorico.kantutabolivia