Planeta América Latina - Eventos, Promoções e Novidades!

Confira os eventos, promoções e novidades em sua cidade. Aqui, no Planeta América Latina!

Curso gratuito - Espelho Enterrado, da Espanha ao Novo Mundo

Curso gratuito - Espelho Enterrado, da Espanha ao Novo Mundo

Este é um curso introdutório sobre a América Latina. Grátis.

CURSO APRESENTA A HISTÓRIA DA AMÉRICA IBÉRICA SOB O VIÉS DA ARTE E DA LITERATURA

“Espelho Enterrado, da Espanha ao Novo Mundo” é o nome do curso de extensão universitária que a Fundação Memorial da América Latina oferece no primeiro semestre de 2018, em dez apresentações. A iniciativa – gratuita – é fruto da parceria entre o Memorial e a Librería Española e Hispanoamericana.

Coordenado pelo editor Víctor Barrionuevo - com a participação de convidados do Brasil e da Argentina - as atividades começam em 2 de abril no auditório da Biblioteca Latino-Americana e vão até 6 de junho. As inscrições são gratuitas. O curso será certificado pelo Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), deste Memorial, a quem tiver pelo menos 70% de presença.

O programa é baseado no livro de ensaios “El Espejo Enterrado”, de Carlos Fuentes, publicado em 1992, e, posteriormente, transformado na aclamada série televisiva “O Espelho Enterrado”, apresentada pelo próprio autor mexicano. A produção da TVE (Televisión Española) passou na TV Cultura. Trata-se de um mergulho na cultura do subcontinente latino-americano pelo viés do olhar sofisticado - na história da Literatura e das Artes - de um de seus escritores mais importantes.

Os cinco séculos da conquista das Américas são abordados a partir dos “espelhos” ibéricos de Cervantes e Velásquez, passam pelos espelhos enterrados em tumbas indígenas no México, pelos massacres dos povos autóctones, pelas campanhas de libertação de Simón Bolívar e San Martín, e pelos caudilhos latino-americanos até desembocarem nas tensões atuais da fronteira México/EUA. Como denominador comum, o assombroso jogo de reflexos que é a construção da identidade hispano-americana.

Entre os convidados estão os professores da USP Osvaldo Cogiola – historiador que abordará as particularidades da luta de classes no continente - e Adrián Fanjul, que tratará dos aspectos linguísticos da formação da América Latina. Também está prevista a participação, via Skype, dos escritores argentinos Elsa Osorio e Mempo Giardinelli. A primeira escreveu “Mika”, a incrível biografia de uma militante argentina que se destacou na Guerra Civil Espanhola a ponto de se tornar comandante. Já Mempo, jornalista, romancista e militante social, tem livros traduzidos para 26 idiomas; uma fundação que leva seu nome se dedicada ao fomento da leitura na Argentina.

Arquiteto e formado em Letras, o argentino Víctor Barrionuevo fundou em 1984 a Librería Española e Hispanoamericana, em São Paulo. Em 1991 trouxe ao Brasil o Fondo de Cultura Económica de México. Em 2004 criou o selo editorial Casa do Leitor, em parceria com a Ibep – Editora Nacional, por meio da qual edita ficção clássica, dicionários bilíngues e livros didáticos e paradidáticos para professores e alunos de espanhol. Trabalha também na edição de didáticos em língua espanhola com a Editora do Brasil.

 



Programa:

1- Celtas, Iberos e Romanos no território da atual Espanha.

2- Astecas, Maias e Incas nos países que hoje chamamos América Hispânica.

3- Conquista árabe e reconquista cristã. O Caminho de Santiago.

4- Três culturas na futura Espanha: judeus, árabes e cristãos.

5- 1492, um ano chave: expulsão dos árabes e judeus e "descoberta" das Índias, logo depois chamadas América.

6- O retorno do Quetzacoátl. Império Asteca. Hernan Cortéz e a Malinche. Pizarro e a destruição do Império Inca.

7- A decadência da Espanha e o Século de Ouro. As Meninas e O Quixote.

8- Século XIX: invasão napoleônica e independência das colônias americanas. Goya, San Martín e Bolívar.

9- A expulsão dos jesuítas. Brasil, o império e a América do Rio da Prata. As campanhas da independência.

10-Século XX: Benito Juárez. O tango uruguaio e argentino. Guerra Civil Espanhola. Imigrantes e exilados. O muro entre México e os EUA.

Serviço:

Curso: “Espelho Enterrado, da Espanha ao Novo Mundo”
Coordenador: Víctor Barrionuevo
Período: segundas-feiras, às 19h30
Início: 2 de abril de 2018 -Término: 4 de junho de 2018
Duração: 90 minutos - Total: 15 horas
Inscrições: Gratuitas. Enviar email para [email protected], com o nome, graduação e o motivo do interesse.
Local: Biblioteca Latino-Americana/ Memorial da América Latina
Certificado: 70% de presença, no mínimo
Certificador: Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL)/Fundação Memorial da América Latina
Informações: 11 3823.4619