Planeta América Latina - Eventos, Promoções e Novidades!

Confira os eventos, promoções e novidades em sua cidade. Aqui, no Planeta América Latina!

Curta brasileiro ganha LatinArabe, em Buenos Aires

Curta brasileiro ganha LatinArabe, em Buenos Aires

“Bashar”, filme do cineasta paulistano Diogo Faggiano, acaba de ganhar o prêmio de melhor curta-metragem do Festival LatinArab, de Buenos Aires. Essa co-produção Brasil/Egito de 2014 faz um recorte histórico do atual conflito na Síria, usando imagens variadas do youtube, inclusive de entrevistas e pronunciamentos do presidente Bashar Al-Assad, imagens próprias gravadas na Síria e no Egito, bem como cenas de ficção.

Diogo Faggiano recebeu o prêmio das mãos de Mayra Rizzo, responsável pelo audiovisual da Fundação Memorial da América Latina e uma das organizadoras do Cineclube Latino-Americano. O cineasta já havia participado de um debate sobre cinema e a guerra síria no âmbito do cineclube, no próprio Memorial da América Latina.

Em Buenos Aires, Rizzo participou de várias atividades do LatinArab, inclusive de uma mesa-redonda, durante a qual apresentou as iniciativas do Memorial em apoio ao cinema, como o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, o próprio Cineclube Latino-Americano e publicações voltadas ao tema, como o recente “Cinema da América Latina”, organizado por Daniela Gillone. “O Latin-Arab nos convidou porque tem interesse em trazer seu festival para cá”, contou Rizzo, a propósito da intenção de Edgardo Bechara, criador do evento, de replicar em São Paulo, mais precisamente, no Memorial da América Latina, esse festival que abre espaço não só para filmes árabes, como também para filmes latino-americanos que tratam, de algum modo, da questão árabe.

O Latinarabe premia as seguintes categorias: “longametragem árabe”, “curtametragem árabe”, “panoramas latinarabe” (longas e curta latino-americanos com temática árabe). Marrocos foi o país convidado, com mostra de filmes, especialmente do cineasta Faouzi Bensaïdi. Entre os destaques,  ”Ventana Palestina” (foto primeira página) e animações infantis produzidas no Qatar.

 

memorial.org.br