Planeta América Latina - Eventos, Promoções e Novidades!

Confira os eventos, promoções e novidades em sua cidade. Aqui, no Planeta América Latina!

Marcha de imigrantes bolivianos em São Paulo, reivindica o direito ao mar

Marcha de imigrantes bolivianos em São Paulo, reivindica o direito ao mar

Bolivianos marcharam nas imediações do consulado Geral do Estado Plurinacional da Bolívia em São Paulo.

Brasileiros vizinhos da região apoiaram com aplausos pelas janelas em que passou a marcha boliviana.

O denominado "Banderazo" boliviano, em São Paulo aconteceu na noite de (7) de março, após reunião ordinária que acontece uma vez por mês entre residentes bolivianos com autoridades do consulado boliviano em SP.

A marcha deu partida do consulado boliviano ocupando duas ruas vizinhas dando fim nas portas do consulado. A bandeira de 10 metros foi custeada pelos próprios funcionários do consulado boliviano.

A marcha em São Paulo foi a extensão da marcha mundial em reivindicação marítima boliviana onde camponeses, trabalhadores e indígenas aimaras compareceram a convocatória realizada pelo presidente Evo Morales, na qual foi estendida uma bandeira de 200 quilômetros de extensão na estrada entre La Paz e Oruro, em favor a causa marítima boliviana.

 

 

História de luta, por recuperar a saída ao mar boliviano.

Bolívia perdeu após invasão militar chilena em 1879, 400 quilômetros de litoral e outros 120 mil quilômetros quadrados de territórios ricos em recursos naturais.

No ano de 2013, à Bolívia apresentou demanda ante a Corte Internacional de Justiça (CIJ) pedindo que Chile cumpra suas propostas para resolver de boa fé uma saída ao mar para os bolivianos.

A etapa decisiva do processo jurídico concluirá o 28 de março de 2018, estimando que pelo menos em seis meses a CIJ emita o veredicto final e inapelável.