Planeta América Latina - Eventos, Promoções e Novidades!

Confira os eventos, promoções e novidades em sua cidade. Aqui, no Planeta América Latina!

Nasce a Associação de Amigos da Culinária Peruana

Nasce a Associação de Amigos da Culinária Peruana

Restaurantes em São Paulo criam a Associação de Amigos da Culinária Peruana

 

Gi Teodoro/Planeta América Latina - Los Hermanos

?Mais de uma dúzia de estabelecimentos na capital trazem os sabores do Peru à mesa paulistana, mas essa oferta tem ficado pequena frente a procura crescente: muitas pessoas se dedicam a aprender mais sobre os pratos e a cultura que os envolve, então para ligar quem vive disso e quem quer saber mais, surge em São Paulo a Associação de Amigos da Culinária Peruana.


?Destaque no mundo, a culinária do país é rica em pescados e reúne a cozinha latino-americana com toques orientais (o país detém o World Travel Awards – Oscar do turismo mundial – na categoria Melhor Destino de Gastronomia do Mundo 2011 e 2012).


?No Brasil eventos e restaurantes difundem os sabores, essa nova iniciativa é uma reunião de chefs, restaurantes e aficionados. Aberta a todos como ponte de encontro, agenda de eventos e outras atividades, a entidade é sem fins lucrativos e agora organiza sua identidade visual, registro e regimento junto ao Consulado do Peru em São Paulo.


?Segundo Oscar Vasques Solis, presidente da ExpoCeviche e participante da Associação, a proposta veio do Cônsul Arturo Jarama: “A proposta é reunião, o 1º passo já é feito na Expo Ceviche e agora a Associação estrutura a promoção da culinária peruana, sem fins lucrativos e para todos”. No site – por exemplo – a troca de informações, receitas, fotos e contatos poderá ser feita. As tarefas incluem a organização de debates especializados, campanhas nas redes sociais e divulgação na imprensa local.


?Calendário de atividades está em construção – oito restaurantes já participam


?Até o momento a proposta foi acolhida pelos restaurantes Killa Novoandino, La Sanguchería, El Rinconcito Peruano, Aleja, La Salsa, Tubaína, Huaco Restobar, Maremotto y Chaqcha. Se espera a adesão de outros estabelecimentos de comida peruana ou aqueles que incluem em seu menu pratos e bebidas peruanas.
?Eventos já tomam forma no Calendário de Atividades, cuja proposta é promover um prato ou bebida por vez, de forma mensal: como o Dia do ‘Pisco Sour’ (maio); o Dia do ‘Ceviche’ (junho); a ‘Semana Gastronômica’ (julio); ‘Festival de Sopas’ (agosto); e o EXPOCEVICHE (setembro); além do Festival del Pisco e outras festividades com demonstrações com música regional peruana.


?O primeiro passo para quem deseja colaborar, é a escolha do logo da Associação. Envie propostas e ideas gráficas para contacto@consuladoperusp.com.br até sexta 30 de maio.