Planeta América Latina - Eventos, Promoções e Novidades!

Confira os eventos, promoções e novidades em sua cidade. Aqui, no Planeta América Latina!

O Chivito é uma especialidade criado em Punta del Este em 1940.

O Chivito é uma especialidade criado em Punta del Este em 1940.

O Chivito é uma especialidade do Uruguai, criado por um restaurante em Punta del Este chamado el Mejillón, em 1940.

É uma das marcas da culinária uruguaia e merecia um post só para ele (veja o post sobre Gastronomia no Uruguai).


Trata-se de um sanduíche à base de filet, muito saboroso! Normalmente, vem em tamanho gigante, para o deleite das pessoas de grande apetite.


É geralmente elaborado com filet de carne macia feita na chapa, presunto (jamón), mussarela, bacon (pancetta), alface (lechuga), fatias de tomate e ovo cozido com maionese e vem acompanhado de uma porção de batatas fritas ou salada de batatas (ensalada rusa).


Porém, há variações.


Cada restaurante tem seu tipo especial de Chivito. Os mais tradicionais são os chivitos Al Pan (com pão), Al Plato (sem pão) e os mais pedidos: os Chivitos Canadienses, que levam outros ingredientes como pimentão, azeitonas e pickles.


O Chivito Canadiense é um tipo mais flexível, onde se agregam outros tipos de ingredientes.

 

Ingredientes

Alcatra
4 pães de hambúrguer
4 folhas de alface
1 tomate cortado em rodelas
4 fatias de presunto
4 fatias de queijo mussarela
4 tiras de bacon
4 ovos
Maionese
Sal


Como fazer

Fatie a Alcatra com cerca de 1/4 de polegada de espessura. Tempere a carne com sal a gosto e em uma frigideira ou chapa muito quente, coloque um pouco de azeite e frite a carne. ?Frite os ovos, pedaços de bacon e fatias de presunto e quando a carne estiver pronta, coloque em cima o ovo frito, bacon, presunto e uma fatia de queijo mussarela. Espalhe a maionese no pão e decore o prato com o alface e os pedaços de tomate. ??Por sua natureza o chivito é servido com o pão fechado, como um sanduíche, mas muitas pessoas preferem que o chivito seja servido no prato.


Algumas pessoas preferem ainda “customizar” seu chivito, acrescentando champignons, pimentão em rodela ou azeitona. Não há limites para a criatividade!