Planeta América Latina - Eventos, Promoções e Novidades!

Confira os eventos, promoções e novidades em sua cidade. Aqui, no Planeta América Latina!

Oficina de Cajón com o percussionista Pithy Cajonero

Oficina de Cajón com o percussionista Pithy Cajonero

Como parte da programação da exposição “Afroperu”- em cartaz até 3 de julho -, o Memorial da América Latina recebe a oficina de Cajón com o percussionista Pithy Cajonero. As aulas acontecem nos dias 18 e 25 de junho (sábados), das 14h às 16h, no Espaço Gabriel García Márquez.

 

A classificação é livre e as inscrições devem ser feitas gratuitamente no site da Fundação, pelo link. São 25 vagas disponíveis em cada turma.


 

O Cajón

O instrumento musical de percussão é uma das marcas dos afroperuanos, que, apesar de representar apenas 5% da população, tem influências significativas na cultura e na sociedade do país. Sua origem vem do período colonial em que escravos africanos, sem poder utilizar seus instrumentos, utilizavam caixas de madeira e gavetas para tocar suas músicas e ritmos. Hoje, o cajón é considerado um “Patrimônio Cultural da Nação” pelo governo peruano.

 

Exposição “Afroperu”

Por meio de fotografias, roupas, objetos e instrumentos, a mostra apresenta um pouco da cultura, relatos de vida e o cotidiano de homens e mulheres afroperuanos. As mais de 20 fotos são de autoria do venezuelano Kike Arnal e refletem a história nacional do Peru, a esperança de um país livre de discriminação e que respeite a diversidade de sua população.

A exposição fica no Espaço Gabriel García Márquez até 3 de julho. Visitações de terça a domingo, das 9h às 18h. Entrada gratuita.

 

 

Serviço

Oficina de Cajón no Memorial
Data: 18 e 25 de junho (sábados)
Horário: Das 14h às 16h
Local: Espaço Gabriel García Márquez – Memorial da América Latina
Inscrições gratuitas –
Classificação Livre.

 

fonte: memorial.org.br