Planeta América Latina - Eventos, Promoções e Novidades!

Confira os eventos, promoções e novidades em sua cidade. Aqui, no Planeta América Latina!

Oscar Vásquez Solís, promotor da cultura e gastronomia peruana em Brasil

Oscar Vásquez Solís, promotor da cultura e gastronomia peruana em Brasil

"Quando cheguei a Brasil só tinha dois restaurantes peruanos conhecidos agora isso tem mudado", Oscar Vásquez Solís.


Considera-se promotor da cultura e gastronomia peruana em Brasil


Considera-se promotor da gastronomia peruana em Brasil, atual presidente da associação "Amigos da Culinária Peruana", associação que criou com o apoio da maioria de restaurantes peruanos no irmão país. Agora trabalha em novo projeto gastronômico chamado "Culinária Peruana". O desejo de fazer conhecer o ceviche peruano motivo-me a criar o "Expoceviche" em Brasil

Oscar Vásquez Solis diretor da revista cultural gastronômica peruana "Paila" editado e produzido em Brasil e criador do "Expoceviche" que valoriza não só o prato bandeira peruano como é o cebiche, como também outras opções gastronômicas que são promovidos nas edições do evento culinário, a música peruana é divulgada pelo seu grupo "Fina Estampa" demonstrando que Oscar é um apaixonado da cultura peruana, motivo que em 2012 foi nomeado pela chancelaria do Peru como o peruano mais destacado do mundo por seu trabalho de difusão da cultura peruana, e apoio aos membros da colônia peruana no exterior.

Considera-se um promotor da gastronomia peruana em Brasil, é presidente da associação "Amigos da Culinaria Peruana",  associação que criou com o apoio da maioria de restaurantes peruanos no país irmão do Brasil. Atualmente encontra-se em novo projeto gastronômico, chamado "Culinaria Peruana".

 

 

Oscar comenta que quando chegou ao Brasil na cidade de São Paulo, só tinha dois restaurantes peruanos e não eram muito conhecidos, ficou surpreso em ver que a gastronomia peruana não tinha a difusão nem a aceitação do público brasileiro. Pesquisou o porque do acontecido junto aos peruanos que tinham mais tempo no Brasil, manifestaram-lhe que o brasileiro não comia peixe e muito menos cru, sendo conservadores com sua gastronomia. Oscar visitou restaurantes de todas partes do mundo sobretudo "sushis bar", "temakerias" concluindo que alguma coisa estava errada, começando o trabalho para expor o ceviche ao alcance do paladar dos brasileiros, este processo de promoção de pratos marinhos e posiciona-los demorou perto de dois anos.

A Expoceviche que será realizado neste 5 e 6 de novembro de 2016, Oscar nos diz que o público brasileiro já conhece o ceviche em São Paulo, mesmo que no inicio do evento foi muito difícil, os restaurantes não estavam convencidos do sucesso do evento, porem a motivação de levar a cabo o festival gastronômico foi muito maior. Foram com sete restaurantes que realizamos o primeiro Expoceviche em São Paulo; na seqüência a festa peruana foi para o Rio de Janeiro num local que suportava 900 pessoas recebeu o fluxo de 3 mil visitantes cariocas.

O sucesso da Expoceviche encontra-se na quinta edição do evento cultural gastronômico em Brasil. Conquistando o ícone de marca Peruana no Brasil, já que o evento não só oferece o ceviche ao consumidor, mais sim um leque amplo de pratos da gastronomia peruana como: Causas, Tiraditos, Leche de tigre, Tamales, Arroz con mariscos; desta forma, exploramos os diversos elementos da cultura peruana, música, dança, doces, bebidas, artesanato, turismo, em fim uma grande festa peruana em Brasil, concluiu Oscar.

 

fonte: gastrononomicoperu.lamula.pe