Planeta América Latina - Eventos, Promoções e Novidades!

Confira os eventos, promoções e novidades em sua cidade. Aqui, no Planeta América Latina!

Praça Kantuta mais verde e iluminada que nunca

Praça Kantuta mais verde e iluminada que nunca

A Feira Kantuta reduto da comunidade boliviana atua historicamente a mais e 25 anos na cidade de São Paulo, recebe o projeto “Casa Latina” projeto inaugurado oficialmente neste domingo (27) de setembro, com a presença de Rogerio Sottili e autoridades da prefeitura de São Paulo.


Feria Kantuta

A Feira Kantuta teve seu início no começo dos anos 1990, em outro local, na Praça Padre Bento. Devido as inadequações do espaço, a feira foi transferida para o terreno que, revitalizado, virou praça, sendo batizado com o mesmo nome da feira.

Em 2003, a Associação Gastronômica Cultural e Folclórica Boliviana Padre Bento (AGCFBPB), entidade que organiza a feira, conseguiu, por meio de uma portaria, a regularização do evento, e no ano seguinte, da Praça Kantuta.


Na Kantuta - Aos domingos, cores fortes e as tradicionais canções bolivianas embaladas pelas samponhas e quenas (instrumentos musicais confeccionadas com bambu) preenchem as ruas do Pari. Ponto de encontro dos bolivianos que vivem em São Paulo, a feira abriga barracas de comidas típicas, ingredientes da culinária andina, artesanatos e instrumentos musicais da Bolívia. Mas as que mais aglomeram visitantes são as barraquinhas de DVD, que exibem programas de TV bolivianos. Não menos disputadas, as peluquerias completam o cenário da feira. Com serviços de cabeleireiro a céu aberto, as tendas reúnem filas de interessados.

 

 

Casa Latina

Esta é a terceira experiência de ressignificação urbana do Plano de Ocupação do Espaço Público pela Cidadania, lançado em janeiro de 2014 pela Coordenação de Promoção do Direito à Cidade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). Antes de chegar à Kantuta, o Plano foi implementado na Luz, no território do Programa De Braços Abertos, por meio do projeto “Cidadania nas Ruas da Luz – Casa Rodante”, realizado em parceria com o coletivo casadalapa. E no Largo do Arouche, em uma experiência de seis meses, desenvolvida pelo grupo Futura Media, a partir do projeto Wikipraça.


O projeto Cidadania nas Ruas da Kantuta – Casa Latina é uma iniciativa da Coordenação de Promoção do Direito à Cidade da SMDHC, realizado em parceria com a Coordenação de Políticas para Migrantes.

 

Iluminação, lixo, água e quadra esportiva

A nova iluminação da praça tem duas prioridades estratégicas nas palavras de Rogrio Sottili, a segurança que motiva ter um ambiente iluminado chama as famílias de moradores do entorno da praça, com famílias, crianças fazendo esporte num espaço bem iluminado a violência não tem local favorável.


O lixo tem um tratamento especial com caçambas especificas e equipe de limpeza que propicia um espaço limpo que deve ser mantido também pelos freqüentadores da praça evitando jogar lixo no lixo.

Água e equipamentos esportivos da quadra, são itens que serão implementados gradativamente.