Planeta América Latina - Eventos, Promoções e Novidades!

Confira os eventos, promoções e novidades em sua cidade. Aqui, no Planeta América Latina!

Premiado filme peruano e show abrem Miradas de Iberoamérica

Premiado filme peruano e show abrem Miradas de Iberoamérica

Os trabalhos vencedores do 2º Concurso Internacional de Fotografia Miradas de Iberoamérica ganham exposição no Memorial a partir de 19 de março. Na abertura, às 18h, será exibido o filme Sigo Siendo, do diretor peruano Javier Corcuera. A produção de 2013 ganhou o prêmio Iber-Rutas do V Festival de Cine Migrante.Em seguida, haverá um debate, com a participação de Mónica Guariglio, atual diretora nacional  de política cultural e cooperação internacional do ministério da cultura da Argentina, e uma apresentação musical de Chano Diaz-Limaco, diretor musical do documentário. A entrada é gratuita.

Sigo Siendo (ou Kachkaniraqmi, em quechua chanka) é um documentário poético sobre diversas expressões culturais peruanas, que transitam de raízes andinas puras às misturas provocadas por séculos de migrações internas e externas, resultando em uma cultura urbana e andina ao mesmo tempo.

O concurso fotográfico, iniciativa da Iber-Rutas , programa vinculado à Secretaria General Iberoamericana (Sebig), foi calcado na temática Gênero e Migrações. Nesses ciclos, segundo pesquisa da Organização Internacional de Migrações (OIM), a partir da década de 80, a predominância masculina foi substituída pela presença das mulheres em cerca de metade da população migrante em todo o mundo.

Assim, os participantes do concurso focalizaram imagens que mostram a incorporação da questão de gênero à agenda ibero-americana para o desenho e a implementação de políticas e programas específicos, além de difundir boas práticas de integração dos grupos migrantes, baseadas no diálogo intercultural.

Venceram os fotógrafos Lena Mucha (Espanha) com Rosalba; Sebástian Thomas Plubins (Chile) com Mensagem de uma mulher migrante e Antonio Pérez (Espanha), com Mulheres-s.

O Iber-Rutas – Programa iberoamericano de fortalecimento de rutas de derechos e interculturalidad en la migración atua em várias frentes, incentivando a fotografia, o cine e o pensamento sobre questões contemporâneas do homem iberoamericano.


Serviço


Exposição Miradas de Iberoamérica?

Abertura: dia 19, às 18h, com filme e debate?

De 20 de março à 22 de abril?

De domingo a sexta das 9h às 18h; sábados das 9h às 15h.?

Biblioteca Latino-Americana?Portões 1, 2 e 5 – Estacionamento: Portão 4/ período 6h: 8 reais

Entrada Gratuita

 

fonte: memorial.org.br