Planeta América Latina - Eventos, Promoções e Novidades!

Confira os eventos, promoções e novidades em sua cidade. Aqui, no Planeta América Latina!

Reinauguração do Auditório Simón Bolivar, 15 de dezembro de 2017

Reinauguração do Auditório Simón Bolivar, 15 de dezembro de 2017

 

Auditório Simón Bolivar terá reconstruída obra de Tomie Ohtake


No início desta semana, o governador Geraldo Alckmin anunciou que o Auditório Simón Bolivar do Memorial da América Latina será reinaugurado em dezembro de 2017. Na data, além da reabertura do espaço, a Fundação ganhará mais um presente especial: uma nova tapeçaria do desenho original da artista Tomie Ohtake (a peça original estava no prédio quando houve o incêndio).

A nova tapeçaria será doada pelas empresas Invista, responsável pelos fios, e Punto e Filo, que fará o trabalho artístico. Para oficializar a parceria, o presidente em exercício do Memorial, Irineu Ferraz, recebeu o Secretário Executivo do Ministério da Cultura e ex-presidente da Fundação, João Batista de Andrade, o presidente do Instituto Tomie Ohtake, Ricardo Ohtake, e diretores da empresa Punto e Filo, Marinho e Viviam Pisaneschi, para a assinatura do termo de cooperação para restauro do painel e doação ao Memorial.

João Batista de Andrade falou sobre as conquistas e os novos desafios: “Estou muito contente pela peça doada. O Ricardo Ohtake, toda a família Ohtake e a empresa Punto e Filo são grandes parceiros. Estou deixando o Memorial e indo para um novo desafio em Brasília, mas saio muito aliviado e satisfeito porque deixo a Fundação em ordem”.

Assim como João Batista, Ricardo Ohtake também reconhece esses avanços. “Vejo que todos os envolvidos estão trabalhando com muito empenho e dedicação na recuperação do edifício (auditório Simón Bolívar). Agora é a fase de acrescer as peças ao espaço, as cadeiras, carpetes, tapeçarias. Acredito que a coisa vai andar bem e que o Auditório do Memorial da América Latina será uma obra exemplar”, destacou Ricardo.

Para a diretora da Punto e Filo (empresa responsável pela confecção da tapeçaria), Viviam Pisaneschi, executar uma obra da Tomie Ohtake e participar da restauração do auditório Simón Bolivar é um enorme prazer. “Este trabalho é um grande presentem que recebemos. Temos certeza que essa obra vai perdurar por gerações, então seguramente poderemos trazer nossos filhos e netos para vê-la. Quando o espaço for reinaugurado, certamente poderemos contemplar uma peça muito bonita”.

A previsão é de que o painel seja entregue poucos meses antes da reinauguração do auditório, em outubro de 2017.

 

Em andamento

Em 29 de novembro de 2013 um incêndio destruiu o Auditório Simón Bolivar e um das obras consumidas pelas chamas foi o painel de Tomie Ohtake.

A recuperação do edifício foi dividida em duas etapas: a primeira de restruturação estrutural de concretagem, concluída em abril deste ano. Agora, inicia-se a segunda, a parte final de restauro, que compreende a instalação cenográfica, de cadeiras, de iluminação, acessibilidade e acústica. O projeto será executado pelo Consórcio Ammtel, vencedor da licitação.

Todo o trabalho de restauro obedece fielmente ao projeto original de Oscar Niemeyer.


fonte: memorial.org.br