Planeta América Latina - Eventos, Promoções e Novidades!

Confira os eventos, promoções e novidades em sua cidade. Aqui, no Planeta América Latina!

Tinkus Waina Lisos, realizam percorrido na Praça Kantuta em São Paulo

Tinkus Waina Lisos, realizam percorrido na Praça Kantuta em São Paulo

O grupo folclórico boliviano, "Tinkus Waina Lisos" que atua a (12) anos na capital paulista, demonstrou na Praça kantuta (Canindé, São Paulo),  pratica coreografada com banda ao vivo (denominada percorrido). A demonstração esplendorosa da a conhecer a qualidade que os grupos folclóricos bolivianos tem adquirido no decorrer dos anos em Brasil. O "percorrido" aconteceu na tarde de domingo (22) de abril de 2018.


O "TINKU" É UM RITUAL REALIZADO NA BOLÍVIA MUITO ANTES DA CHEGADA DOS ESPANHÓIS.

A dança do “TINKU” é um ritual realizado na Bolívia muito antes da chegada dos espanhóis, com o tempo nasceu "el tinku" festivo que se mostra nas festas folclóricas bolivianas, como o Carnaval de Oruro na Bolívia.

A principal festividade onde o “TINKU” é o símbolo da festa, acontece na "Fiesta de la Cruz", realizada anualmente em Macha, departamento de Potosí na Bolívia.

TINKU” significa encontro e o ritmo folclórico tem representantes no mundo todo, preservando a cultura boliviana.

 

 

O "Grupo Tinkus Waina Lisos", faz parte da ACFBB - Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil. Instituição organizadora da festa da independência da Bolívia, festividade acontece todos os anos no mês de agosto no Memorial da América Latina. O evento concentra um público aproximado de 80.000 pessoas e 3.000 dançarinos, imigrantes, descendentes de bolivianos em Brasil, brasileiros, paraguaios, peruanos, e outras nacionalidades já fazem parte da cultura boliviana em Brasil.