Planeta América Latina - Eventos, Promoções e Novidades!

Confira os eventos, promoções e novidades em sua cidade. Aqui, no Planeta América Latina!

Tuberculose tem Cura - Fique atento

Tuberculose tem Cura - Fique atento

A resposta para o título do nosso artigo é positiva, a tuberculose tem cura sim, em 95% dos casos. A doença é mais complicada de ser tratada quando os bacilos se tornam resistentes ao medicamento. Vamos tentar entender e conhecer um pouco mais dessa doença! A tuberculose é uma doença caracterizada pela infecção através de uma bactéria chamada “mycobacterium tuberculosis”, popularmente conhecida como “bacilo da tuberculose” ou ainda como “bacilo de Koch”. Na maioria dos casos, esta bactéria ataca os pulmões, em cerca de 70% das pessoas contaminadas, porém, ela pode infectar qualquer parte do corpo.
Tuberculose tem Cura

Tuberculose tem Cura

A porta de entrada do bacilo da tuberculose são as vias aéreas e por isso o órgão do aparelho respiratório é o que mais sofre ataques. Os doentes deixam no ar os bacilos a cada vez que tossem ou espirram e uma pessoa saudável pode acabar aspirando e se contaminando. Muitas pessoas são infectadas e não desenvolvem a doença, mais precisamente isso acontece em 90% dos casos de infecções. O que determina ficar doente ou não é o estado do organismo de cada um e a quantidade de bactérias que foram inaladas. Uma pessoa poderá desenvolver a doença por outros fatores, como baixa imunidade, alguns tratamentos, excesso de consumo de álcool, má alimentação, estresse, diabetes, doenças renais graves, leucemia e principalmente pessoas portadoras do vírus HIV.
Tuberculose tem Cura

Tuberculose tem Cura

Uma dieta rigorosa, em que uma pessoa consuma pouca proteína e colorias diminui a resistência do organismo e a contaminação fica mais fácil de acontecer.
Quando Suspeitar da Doença

Uma pessoa que apresenta febre, tosse e secreção, e se estes sintomas duram mais de três semanas, deve-se imediatamente procurar um especialista. Somados a esses sintomas, quem tem tuberculose começa a perder peso, tem suor excessivo durante a noite, perde o apetite, sente fraqueza e tosse expelindo sangue.
Tuberculose tem Cura

Tuberculose tem Cura
Tratamento Contra a Tuberculose

A doença é prevenida com a vacina BCG, aplicada logo no início da vida e depois uma segunda dose de reforço ainda quando somos crianças. Durante o tratamento, em torno de 6 meses, são usados 3 medicamentos combinados: rifampicina, isoniazida e pirazinamida. Os 3 remédios garantem a cura de 95% dos pacientes, porém, é necessário que estes não suspendam por conta própria a medicação diante da melhora dos sintomas. Uma grande preocupação mundial da área de saúde é com as chamadas bactérias resistentes. Elas são aquelas que, uma vez suspendido o tratamento pela metade, se tornam mais fortes e os medicamentos passam a não surtir efeito contra elas. Os órgãos de saúde alertam para o perigo de abandonar o tratamento e deixar que esses bacilos mais fortes não só continuem no organismo do paciente, como contaminem outras pessoas, criando uma doença incurável. As pessoas portadoras do vírus HIV podem ser curadas da tuberculose, o tratamento é o mesmo, porém, para ser eficaz é mais longo.