A cantora mexicana reuniu fãs de diversas nações em uma noite memorável, marcada pelo apoio à liberdade democrática na Venezuela. O evento celebrou a cultura latina e a solidariedade entre os povos da região.
Publicado • 27/07/24 às 20:21h
Noite histórica em São Paulo: a cantora mexicana Ana Gabriel levou ao delírio uma multidão de fãs em um show que celebrou a latinidade em sua essência. O evento, que teve lotação esgotada, reuniu admiradores de diversas nações latinas, todos unidos pelo amor à música romântica e à liberdade democrática na região.
.
.
Entre os momentos mais marcantes da noite, destacou-se o grito uníssono de “VENEZUELA!!! VENEZUELA!!!”, remetendo à eleição em que a Venezuela escolherá seu novo governante neste domingo, 28 de julho de 2024. Foi emotivo o grito de apoio de mais de oito nações sul-americanas presentes, gritos que estremeceram a casa de espetáculos “Tokio Marine Hall”.
.
Países Unidos pela Arte de uma Mexicana
Ana Gabriel, que cumpre meio século de carreira musical, afirmou que a sua chegada em São Paulo para este show demorou mais de cinco anos de gestão. “Demorou, mas valeu a pena”, afirmou a cantora. Motivada pelo público que agitava bandeiras latino-americanas, com a maior sendo a bandeira boliviana bem no centro da plateia, Ana Gabriel agradeceu ao Brasil por acolher tantas famílias de imigrantes latinos. “Me considero uma imigrante quando viajo pelo mundo afora com meus shows, por isso sei o que se sente ficar longe da família e do país amado”, disse a mexicana.
.
.
Segurando as bandeiras da Venezuela e do Brasil nas mãos, Ana Gabriel afirmou: “Nós não elegemos onde nascemos, mas sim posso falar que nascemos livres. Deus bendiga a toda América Latina, Deus bendiga a México, e agora, mesmo que estou aqui, Deus bendiga ao Brasil.”
.
A fala de Ana Gabriel ilustrou os anseios da plateia, ocupada principalmente por imigrantes latino-americanos. O desejo de um continente unido e livre foi a energia que emanava do público presente, que demonstrou um forte clamor por uma América Latina livre do autoritarismo.
A comunidade boliviana também fez sua presença notável com uma bandeira com as cores vermelho, amarelo e verde. Bolivianos entoaram um ensurdecedor “BOLÍVIA!!! BOLÍVIA!!!”, prontamente apoiado por toda a plateia. Foi uma oportunidade dos bolivianos expressarem todo seu orgulho pelo país amado dentro do show de Ana Gabriel.
.
Mariachis com Integrantes Bolivianos no Palco de Ana Gabriel
Foram emotivas as palavras da artista mexicana ao confessar que viaja pelo mundo afora acompanhada por seus mariachis, mas nesta oportunidade teve o privilégio de ter no palco o “Mariachi Nuevo Sol Brasil”, composto por músicos sul-americanos que incluem duas bolivianas de longa trajetória musical no ambiente boliviano e agora no Brasil: as irmãs Iris La Fuente e Reyna La Fuente.
.
.
Show Símbolo da União da América Latina
O show não foi apenas um espetáculo musical, mas um verdadeiro ato de união e solidariedade entre as nações latino-americanas.
.
.
Entre os venezuelanos, foi sentido o clima de esperança de recuperar uma Venezuela democrática, livre do autoritarismo de Nicolás Maduro. “Queremos voltar para a Venezuela, queremos nossas famílias de volta”, afirmaram os venezuelanos, concedendo entrevista aos microfones da Rede Planeta América Latina de Comunicação.
.
.
Já os bolivianos relembraram décadas vividas com as músicas de Ana Gabriel e ficaram orgulhosos de ter motivado toda uma plateia a gritar “Bolívia” em um show memorável. A importância de ocupar espaços culturais também foi destaque.
.
.
“São Paulo é um dos principais polos culturais do mundo, então cabe à nossa comunidade usufruir deste acervo cultural tanto extenso, como shows, museus, praças históricas e espetáculos em geral”, afirmou Karina Miranda, integrante do Grupo Folclórico Caporales San Simón – São Paulo – Brasil.
Viva o Romance, Viva uma América Latina Livre!
O show aconteceu na noite de sexta-feira, 26 de julho de 2024, no Tokio Marine Hall, em São Paulo, SP.