Música, cinema e gastronomia compõem a programação na Av. Paulista
Publicado • 23/05/25 às 13:32h
Atualizado • 23/05/25 às 15:43h
No dia 25 de maio, o Instituto Cervantes de São Paulo (Av. Paulista, 2439) convida o público a mergulhar na riqueza cultural ibero-americana durante a Virada Cultural 2025. A programação gratuita reúne uma apresentação musical do Pepe Cisneros Cuban Quartet, degustação de paella, aula gratuita de flamenco e duas sessões de cinema em uma celebração que destaca a diversidade e a força criativa da cultura dos países de raízes ibero-americanas.
.
.
Às 11h, a programação se inicia com a exibição de Querida Gina, documentário dirigido por Susana Sotelo que relata a aventura de dois amigos de uma pequena aldeia na Galícia (Espanha) que decidem pegar a estrada e viajar a Roma para se encontrar com a atriz Gina Lollobrigida.
Mami Blue, que será exibido às 13h30, é um road movie de fuga, ao estilo do clássico Thelma e Louise (1991). Dirigido por Miguel Ángel Calvo Buttini, conta a divertida trajetória de uma idosa e sua jovem cuidadora, que decidem viajar juntas em busca de conexão e liberdade. As duas sessões serão exibidas em espanhol, com legendas em português.
Durante o evento, acontecerá uma experiência gastronômica, com degustação gratuita de paella espanhola, um dos pratos mais emblemáticos da culinária do país. Preparada com ingredientes tradicionais e aromas marcantes, a paella oferece ao público uma verdadeira imersão nos sabores da Espanha, combinando tradição, cor e sabor.
E para finalizar as atividades na Virada Cultural, às 16h30 acontece a apresentação do Pepe Cisneros Cuban Quartet, um dos grupos mais destacados da cena musical em espanhol no Brasil.
Liderado por Pepe Cisneros, pianista, compositor e arranjador cubano radicado no Brasil, o grupo conquistou reconhecimento na cena musical brasileira graças à sua proposta sonora que funde latin jazz, bolero e música popular cubana com uma sonoridade vibrante, sofisticada e profundamente emotiva.
.
.
Reconhecidos por seu virtuosismo, sensibilidade interpretativa e capacidade de improvisação, os músicos do quarteto, todos cubanos, já dividiram o palco com grandes nomes do jazz e da música latina internacional, levando a riqueza sonora de Cuba a novos territórios contemporâneos.
Dentro da programação, também estará em cartaz a exposição “Gernika Collage Experience”, assinada pelo coletivo Pop Art São Paulo, liderado por André Hellmeister, e que convida o público a redescobrir a potência simbólica da obra Guernica, de Pablo Picasso, a partir de uma releitura ousada e provocadora feita por artistas brasileiros.
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
Serviço
Instituto Cervantes de São Paulo
Av. Paulista, 2439, Consolação
instagram.com/institutocervantesdesaopaulo