Consulado da Bolívia em São Paulo define nova data para prestação de contas, mas formato online gera desconfiança

O Consulado Geral da Bolívia em São Paulo anunciou a nova data para a realização de sua prestação de contas referente à gestão final de 2024.

Publicado • 18/03/25 às 15:36h

O evento está marcado para o dia 31 de março de 2025, às 17h, e ocorrerá exclusivamente de forma virtual, por meio da plataforma Zoom (LINK AQUI).

A iniciativa busca garantir transparência na administração consular, permitindo que a comunidade boliviana residente em São Paulo acompanhe as ações e serviços prestados ao longo do período. O link para acesso será disponibilizado previamente pelo Consulado.

.

484903490_977757314497730_875310931427163782_n

.

Adiamento e justificativa

Google search engine

Inicialmente, a rendição de contas estava programada para fevereiro de 2025, mas foi adiada sob a justificativa de “motivos de força maior”. O atraso na prestação de contas gerou questionamentos entre membros da comunidade boliviana, que esperavam mais celeridade e clareza na gestão dos serviços consulares.

.

Críticas ao formato virtual

A decisão de realizar a reunião exclusivamente online tem sido alvo de críticas. Muitos imigrantes apontam que a modalidade limita o questionamento e a interação direta com os representantes consulares, comprometendo a transparência do processo. Para alguns, a distância entre o Estado e a comunidade boliviana em São Paulo se amplia quando eventos importantes como esse são conduzidos sem um espaço físico de diálogo aberto, principalmente referente aos números, e qualidade de atendimento realizados no Consulado Geral da Bolívia em São Paulo. Transparencia nos números e valores de serviços dedicados a população de extrema vulnerabilidade como: mulheres em situação de violência, crianças e adolescente, familias em situação de rua, desaparecidos, gestão atualizada para a repatriamentos de corpos de cidadãos imigrantes bolivianos, são números que a população boliviana deseja conhecer.

Nas redes sociais, cidadãos bolivianos em São Paulo compararam a situação com a do Consulado da Bolívia no Rio de Janeiro, que recentemente realizou sua rendição de contas em formato presencial, garantindo acesso mais amplo às informações e maior transparência no processo.

Google search engine

A falta de um evento presencial levanta questionamentos sobre os critérios adotados pelo Consulado em São Paulo para a tomada dessa decisão e reforça a desconfiança da comunidade em relação à gestão consular na cidade.
.

PUBLICIDADE

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email
Print