A Assembleia Permanente de Direitos Humanos de El Alto, em La Paz, Bolívia, solicitou a repatriação urgente de uma adolescente boliviana de 16 anos, que está no Brasil e se encontra no sétimo mês de gestação.
Publicado • 19/02/25 às 13:26h
Atualizado • 19/02/25 às 17:18h
O caso envolve uma grave violação de direitos e levanta suspeitas de múltiplos crimes, incluindo estupro de vulnerável, tráfico de menores e omissão de socorro por parte de autoridades consulares. A investigação segue em andamento tanto no Brasil quanto na Bolívia, com expectativa de que novos elementos sejam revelados. (saiba do caso aqui)
Segundo Virginia Ugarte, presidente da organização, a jovem foi levada ao Brasil por um homem maior de idade, que posteriormente a abandonou.
.
“Ugarte também denunciou o descaso do consulado boliviano em São Paulo, que teria negado auxílio à menor em pelo menos quatro ocasiões, inclusive ignorando pedidos para a emissão do Carnet de Identidade no setor consular”.
.
.
O caso ganhou visibilidade após a denúncia feita por uma comunicadora boliviana residente na capital paulista. Diante da repercussão, autoridades bolivianas buscam apoio para garantir o retorno seguro da adolescente ao seu país de origem.
A coletiva de imprensa foi registrada na manhã de 19 de fevereiro na cidade de El Alto de La Paz Bolívia.
.
Creditos:
Cadena A Red Nacional
.