Ibrachina lança Manual de Estudios Latinoamericanos com participação de acadêmicos e autoridades

Obra reúne especialistas de universidades de referência no continente e reforça o papel do instituto na produção de conhecimento jurídico e geopolítico sobre a América Latina

São Paulo • 03/12/25 às 08:25h

O Ibrachina lançou, na última quarta-feira (19), o livro Manual de Estudios Latinoamericanos, em evento realizado no Ibrawork, em São Paulo. A publicação integra o projeto Latin American Studies (LAS), dirigido pelo professor Víctor Gabriel Rodríguez, e reuniu autores, autoridades, pesquisadores e representantes da imprensa. 

A obra reúne docentes de destaque das principais universidades latino-americanas, oferecendo uma análise robusta, atualizada e interdisciplinar sobre as dinâmicas políticas, sociais, jurídicas e econômicas da região. O manual busca fornecer aos leitores, pesquisadores, estudantes, operadores do Direito e interessados nos temas continentais, uma base sólida para compreender os desafios e transformações que moldam a América Latina. 

.

img-20251122-wa0027

.

Google search engine

O lançamento contou com um painel composto por Thomas Law, presidente do Ibrachina, do IBCJ e produtor do livro; Víctor Gabriel Rodríguez, coordenador da obra; Jorge Szeinfeld, professor da Universidad Nacional de La Plata e ex-secretário de Defesa e Direito Internacional Humanitário do Ministério da Justiça da Argentina; Joaquim Portes de Cerqueira César, um dos fundadores do Ibrachina e do IBCJ; e as professoras Maria Cristina Cacciamali e Lisbeth Rebollo Gonçalves, ambas homenageadas na ocasião. 

Além dos acadêmicos, foram também homenageados a vereadora Edir Sales, representada pelo assessor Paulo Ferreira, e o diretor-geral da AFSU, Inspetor Superintendente da GCM Júlio César Figueiredo. Paulo Ferreira entregou ainda, em nome da vereadora, um Voto de Júbilo da Câmara Municipal de São Paulo a Thomas Law, em reconhecimento às contribuições do jurista para o fortalecimento das relações internacionais e da produção acadêmica no país. 

Ao fim da cerimônia, Thomas Law e Víctor Gabriel Rodríguez entregaram certificados de participação aos autores presentes: Ygor Pierry Piemonte Ditão, Alecsandra de Oliveira, Jorge Szeinfeld, Maria Cristina Cacciamali e Lisbeth Rebollo Gonçalves. Durante o evento, o professor Víctor Gabriel Rodríguez também entregou a Thomas Law o Atestado de Conclusão do Programa de Pós-Doutorado da USP. 

Manual de Estudios Latinoamericanos está disponível para compra no site da Editora Tirant.

Google search engine

 

Sobre Thomas Law     

Thomas Law é doutor em Direito Comercial pela PUC/SP, sócio-proprietário do escritório de advocacia que leva seu nome, presidente da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas (IBCJ), do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), vice-presidente do Centro de Estudos de Direito Econômico e Social (CEDES) e fundador do hub de inovação Ibrawork, além de diretor do Centro de Estudos de Desenvolvimento Econômico e Social da Universidade de São Paulo (USP).      

O Ibrachina tem como finalidade promover a integração entre as culturas e os povos do Brasil, China e de países que falam a língua portuguesa. O Instituto atua em parceria com universidades, entidades e associações, além de fazer parte das Frentes Parlamentares Brasil/China, BRICS, criadas pela Câmara dos Deputados, e de Cooperação Política Cultural entre Brasil, China, Coreia e Japão, da Câmara Municipal de São Paulo.  Já o Ibrawork é um centro de inovação com foco em smarts cities e oferece suporte para criação de incubadoras e programas de aceleração, promoção de hackathons, pesquisa e desenvolvimento, além da criação de startups.      

 

Sobre o Ibrachina  

Fundado em 2018 pelo Dr. Thomas Law, advogado, o Ibrachina é um Instituto sociocultural que tem como finalidade promover a integração entre as culturas e os povos do Brasil, China e de países que falam a língua portuguesa. O Ibrachina atua em parceria com universidades, entidades e associações, além de fazer parte das Frentes Parlamentares Brasil/China, BRICS, criadas pela Câmara dos Deputados, e de Cooperação Política Cultural entre Brasil, China, Coreia e Japão, da Câmara Municipal de São Paulo.  

 

Sobre o Ibrawork 

O Ibrawork é um hub de inovação que promove conexões entre empreendedores, investidores, pesquisadores, criadores e empresas por meio de uma agenda contínua de eventos, mentorias e programas de aceleração. Com foco em diversidade, tecnologia e impacto social, o espaço abriga iniciativas voltadas a smart cities, games, inovação aberta e desenvolvimento sustentável. 

Google search engine

PUBLICIDADE

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email
Print