Instituto Cervantes apresenta exposição ‘Migrantes’, de Issa Watanabe

Obras da artista peruana utilizam animais para representar a migração humana

Publicado • 04/07/25 às 16:15h

O Instituto Cervantes de São Paulo terá, a partir do dia 3 de julho, uma nova exposição em cartaz em sua sede, localizada na avenida Paulista. De autoria da ilustradora peruana Issa Watanabe, “Migrantes”, como o nome indica, retrata um tema bastante discutido na atualidade: a imigração. As obras que compõem a exibição são provenientes do livro homônimo publicado pela artista, além de ilustrações de sua mais nova publicação, “Kintsugi”, e outras composições recentes.

.

ISSA-FULL
Issa Watanabe, Ilustradora peruana – Foto: Divulgação

.

Issa Watanabe começou a se aproximar do tema imigração quando foi viver em Maiorca, na Espanha, no início dos anos 2000. No país europeu, ela testemunhou as primeiras tentativas massivas de estrangeiros partirem da África em pequenos barcos rumo à Europa – uma travessia altamente perigosa, feita em embarcações precárias, mas que continua sendo realizada até hoje.

Google search engine

.

71rRfUuPasL

.

Uma das pessoas que se arriscou na travessia foi Abdulai, um estrangeiro proveniente do Mali e que tinha praticamente a mesma idade de Issa e seus companheiros de casa. Os jovens conheceram o rapaz em um ponto de ônibus, quando ele havia acabado de chegar ao país, sem visto, sem documentos e sem nem mesmo falar espanhol.

Google search engine

Issa e seus amigos decidiram abrigar o jovem africano, que acabou vivendo com eles por um ano e meio. “Ele falava um pouco de francês e era assim que nos comunicávamos. Pudemos entender os motivos de Abdulai e o que uma viagem desse tipo significava para ele e para sua família. E acompanhar o processo dele tentar se adaptar a uma sociedade que, naquela época, o rejeitava”, conta a artista.

Toda essa experiência inspirou Issa a dar aulas de espanhol como voluntária para os estrangeiros que chegavam à Maiorca e fez com que a artista se interessasse cada vez mais pelo tema imigração.

Mas os primeiros esboços de “Migrantes” tomaram forma apenas quando ela já estava de volta ao Peru, anos mais tarde. A produção se iniciou espontaneamente, sem planejamento, e foi enchendo os cadernos de rascunhos da ilustradora.

Para retratar a imigração, primeiramente Issa pesquisou muito sobre o tema. Depois, decidiu utilizar animais ao invés de pessoas, por considerar uma forma mais amigável de abordar o tema com as crianças e para conseguir universalizar a história. “Se eu tivesse desenhado humanos, eu teria que retratá-los como parte de um país específico e eu não queria que isso acontecesse”, explica a artista. “Eu também escolhi criar o livro como ficção e não incluir diálogos justamente para tornar a história universal”, completa.

“Essa é uma obra que retrata uma situação muito difícil, que fala sobre morte, perdas, mas também esperança. Na história, os animais se ajudam mesmo sendo de espécies diferentes – alguns até mesmo se alimentam de outros na natureza”, diz a artista.

“Migrantes”, de Issa Watanabe, chega ao Instituto Cervantes de São Paulo após passar pela instituição em Roma, Salvador, Brasília e Rio de Janeiro, e faz parte da programação do Festival Cidade da Cultura. O evento conta com o apoio da Embaixada do Peru no Brasil, Consulado Geral do Peru em São Paulo, Centro Cultural Inca Garcilaso, Embaixada da Espanha no Brasil e Cooperación Española.

Mais informações no Instagram do Instituto Cervantes de São Paulo ou na página do Sympla do evento.

Serviço – Exposição “Migrantes”

Onde: Instituto Cervantes de São Paulo (avenida Paulista, 2439 – São Paulo)
Quando: 03 a 31 de julho de 2025
Horário: 10h às 19h
Entrada: gratuita

Google search engine

PUBLICIDADE

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email
Print