Chegaram do Brasil para uma Reunião Familiar: Família que Morreu Afogada no Lago Titicaca é Velada por Moradores de Challa

Família boliviana que migrou para o Brasil retorna para festa comunitária, mas tragédia no Lago Titicaca resulta em quatro mortes e um sobrevivente

Publicado • 07/08/24 às 23:57h

Juan Carlos (31), Jovana (28), Carlos (9), Héctor (7) e Jhonatan (6), uma família que migrou há vários anos para o Brasil, havia retornado à sua comunidade, Ch’alla, na Ilha do Sol, para visitar seus entes queridos e compartilhar momentos de alegria, sem imaginar que a tragédia os alcançaria.

“Eles chegaram do Brasil para participar de uma festa comunitária que acontece todo dia 2 de agosto. Meu irmão e sua família haviam planejado retornar no sábado, mas a família pediu que ficassem mais um dia. As crianças tinham permissão da escola apenas por alguns dias, e por isso, na segunda-feira, acordaram cedo para ir embora”, relatou entre lágrimas Antonio Mamani, irmão de Juan Carlos.

.

.

Naufrágio

O naufrágio, ocorrido a cerca de 10 metros da margem do lago, causou a morte de quatro dos cinco membros da família; apenas Jhonatan, de sete anos, conseguiu salvar sua vida, pois sabia nadar.

O responsável pela Capitania do Porto Maior de Copacabana, capitão Edson Sandoval, informou ao jornal La Razón que a causa do acidente foi a “irresponsabilidade” do dono do barco, que não distribuiu os coletes salva-vidas, obrigatórios para os passageiros.

“Além disso, na hora em que zarparam, o lago estava com grandes ondas devido aos ventos. Apesar do risco, o barqueiro iniciou a viagem”, disse Sandoval.

.

Sobrevivente

Segundo o relato do menino sobrevivente, seu pai, ainda com vida, o resgatou das águas. Mas não conseguiu fazer o mesmo com sua esposa e outros filhos, nem com ele próprio.

Os corpos sem vida da família foram resgatados na mesma segunda-feira, enquanto Antonio Ticona, dono do barco, também falecido, foi resgatado na segunda-feira, por volta da 01h00.

Os familiares e moradores impediram que os corpos fossem levados ao necrotério para a autópsia. Realizaram o velório na comunidade de Challa, e na quarta-feira, serão sepultados. (La Razón)

fonte: facebook.com

atb.com.bo

PUBLICIDADE

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email
Print