Estratégia multidisciplinar envolveu três empresas do Grupo – REF+, VIV Experience e 4in.ag – em ações que contemplam o conceito criativo da ativação, redes sociais, influenciadores e experiência de marca
Publicado • 12/02/25 às 11:55h
São Paulo, fevereiro 2025 – Com dois grandes shows no Brasil, no Rio de Janeiro e em São Paulo, respectivamente, Shakira retoma apresentações no país depois de sete anos. A cantora é a embaixadora da Decolar e protagonista da primeira grande campanha global da maior agência de viagens da América Latina. Por sua vez, a marca é patrocinadora oficial da turnê Las Mujeres Ya No Lloran e contará com ativação multiplataforma para engajar o público e fortalecer sua conexão com os fãs da cantora.
O Grupo REF, reforçando sua expertise de comunicação integrada, é o responsável por essa ativação por meio da REF+, que lidera a estratégia criativa e de gestão das ações de experiência de marca no show e no digital; a VIV Experience, agência de live marketing que atuou para uma presença interativa e instagramável da Decolar no estádio MorumBIS, onde ocorre a apresentação em São Paulo; e a 4in.ag, agência de estratégia social, que estruturou um squad de influenciadores de lifestyle e artistas para transmitir toda a experiência para seus seguidores nas redes sociais por meio da #DecolarftShakira.
.
.
Segundo Ricardo Calfat, sócio e COO do Grupo REF, música e viagens se complementam e têm o poder de nos transportar, conectar culturas e nos fazer sentir vivos, criando momentos inesquecíveis. “Combinamos criatividade, tecnologia e experiência para fortalecer a conexão da marca com os fãs da Shakira e garantir uma presença diferenciada nas apresentações da cantora latina mais reconhecida no mundo”, destaca.
Ficha técnica
Anunciante: Decolar
Produto: Institucional
Título: Ativação Show Shakira
Agência: REF+
CCO: Renato Pereira
DC: José Carlos Gonsalves
Criação: André Oviedo, Andreia Gonçalves
COO: Ricardo Calfat
Diretora de Contas: Giovana Foschini
Supervisora de Contas: Carla Kayatt
Agência: 4in
CSO: Alexandre Spínola
Líder de Estratégia Digital: Vitório Tomaz
Estrategista Digital; Maria Eduarda Baroudi
Agência: VIV Experience
Diretora de Operações: Guto Rodrigues
Atendimento: Leonardo Noronha
Produtora: Camila Martineli
Sobre o Grupo REF
Posicionado como o segundo maior grupo de comunicação independente do país, o Grupo REF é composto por 6 unidades de negócios (REF+, Somos, VIV Experience, 4in, Black Door e Zup Tech) que atuam de forma integrada e complementar oferecendo aos clientes todo tipo de solução em comunicação. Unindo criatividade, tecnologia e tendências, as soluções do Grupo REF são empregadas nos mais diversos canais e estão alinhadas com as demandas do mercado e as transformações do mundo.