A história e a cultura do Centro Histórico de Salvador contam muito não somente sobre a história da capital baiana, mas de todo o estado da Bahia.
Publicado • 18/07/24 às 00:53h
História, cultura e arte se unem a rica história da cidade e criam um ambiente incrível tanto para moradores da capital, quanto para os milhões de turistas que visitam a cidade anualmente.
Na matéria de hoje, vamos conferir um pouco mais sobre a história e a cultura do Centro Histórico de Salvador. Acompanhe!
O que é o Centro Histórico de Salvador?
O Centro Histórico de Salvador, mais conhecido como Pelourinho, como o próprio nome indica, trata-se de um centro localizado na cidade de Salvador que conserva boa parte da história da cidade e do estado da Bahia.
Possui uma arquitetura colonial incrivelmente preservada, incluindo atrações como teatros, museus e igrejas, com características da arquitetura provenientes do século XVII
Recebe o nome de Pelourinho também por conta de um fato histórico: assim era chamado o local onde os escravos sofriam punições públicas naquele período colonial.
A importância do local para a história é tão grande, que em 1985 a UNESCO declarou o espaço como Patrimônio Mundial da Humanidade em 1985, reconhecendo sua importância histórica e cultural.
Saiba mais sobre a história e a cultura do Centro Histórico de Salvador
Fundação e os primeiros anos
A capital baiana Salvador nasceu no dia 29 de março de 1549 por Tomé de Sousa, o primeiro governador-geral do Brasil.
A localização da cidade fez com que se tornasse um verdadeiro centro comercial e da administração do tempo do Brasil Colônia.
Sendo feita para atuar como a capital portuguesa no Brasil, contou com uma infraestrutura privilegiada, mostrando hoje o que conhecemos como os prédios coloniais.
Influência africana
A influência africana trazida por conta dos escravos é muito grande e pode ser vista até hoje no Centro Histórico de Salvador.
Os três séculos de escravidão e sofrimento daquele povo marcam as ruas do Pelourinho. A cultura se traduz através da culinária típica, as práticas religiosas na região, e, claro, na dança.
Arquitetura e monumentos
Falando um pouco mais sobre o aspecto físico e visível do Centro Histórico de Salvador, é nítido em sua construção a presença da arquitetura colonial, que se viu preservada mesmo ao passar dos anos.
Até mesmo opções de apartamento em Salvador construídos há poucos anos são afetados por essa influência. Casas coloridas, azulejos e varandas de ferro, além de igrejas marcadas pela arquitetura barroca chamam atenção.
.
.
Preservação e desafios
Mesmo com uma importância incrível para a história não somente baiana, mas para toda a história de construção da sociedade e república brasileira, o Centro Histórico de Salvador já sofreu com desafios relacionados a sua preservação.
No século passado, até por volta da década de 90, a região do Pelourinho foi muito preudicada por conta do abandono, sofrendo com a degradação causada pelo tempo.
Felizmente, na última década do século (anos 90), passou por uma revitalização geral, trazendo vida, cultura e preservação para o Pelourinho.
Turismo e economia
A parte principal e que mantém o Centro Histórico de Salvador é o turismo, que acaba por gerar renda para a economia local.
Entre as atrações principais para o turismo do Pelourinho, podemos citar:
• Praça Terreiro de Jesus com muitas igrejas;
• Museu Afro-Brasileiro;
• Fundação Casa de Jorge Amado;
• Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos;
• Cafelier;
• Bar Cruz do Pascoal.
Entre várias outras atrações.
Vale a pena conhecer o Centro Histórico de Salvador!
Caso você esteja pesquisando locais da Bahia para visitar ou mesmo produzindo um guia para a sua viagem, saiba que o Pelourinho é um lugar incrível para você conhecer. Vale muito a pena colocar o Centro Histórico de Salvador em seu roteiro. Até a próxima!