Para artista migrantes e deslocados ou que abordem o tema dos deslocamentos – Inscrições até 09 de setembro.
Publicado • 26/08/24 às 21:15h
A Rede ArteRefúgio é uma iniciativa do grupo de pesquisa CINERE – Trajetórias sem Fronteiras e da Cátedra Sérgio Vieira de Mello UNICAMP/ACNUR para a difusão de expressões artísticas no contexto das migrações e deslocamentos humanos. A Rede pensa a arte como um espaço de acolhimento, seja numa perspectiva simbólica, para expressão das angústias, vivências, reflexões e críticas de pessoas impactadas por experiências de deslocamento, seja para a inserção de artistas visuais migrates ou deslocados iniciantes na economia cultural brasileira.
Nos propomos a promover esses artistas, contribuindo para sua inserção no sistema da arte contemporânea brasileira através de trocas e mediações com instituições artísticas e da produção de ações culturais e educativas. Essas ações serão realizadas ao longo dos próximos dois anos e incluem uma Exposição de Artes Visuais e um Ciclo de Acompanhamento Artístico.
Para artistas migrantes ou que abordem a temática dos deslocamentos e migrações em sua produção.
• Disponibilização de até R$400 para ajudar a custear o transporte das obras (o valor deverá ser empenhado na contratação de serviços, com CNPJ, mediante apresentação de Nota Fiscal).
Para artistas em início de carreira que tenham sido impactados por experiências de deslocamento. Incluindo:
• Produção e publicação de verbete sobre os artistas;
• Produção e veiculação de entrevistas em vídeo com os artistas;
• Apoio na construção de portfólio (online);
• Workshops e palestras com especialistas (online).
.
Quem Pode se Inscrever?
São aceitas inscrições de artistas em qualquer estágio da carreira, que tenham sido impactados por experiências de deslocamentos – incluindo estrangeiros que residam no Brasil e brasileiros que tenham migrado no interior do território nacional – ou que abordem temas relacionados aos deslocamentos em sua prática artística.
Compreendemos deslocamentos em uma perspectiva ampliada, incluindo: formas de relação com o território, trocas transculturais, movimentos diaspóricos, retomadas territoriais, deslocamentos forçados, memória e apagamentos, refúgio e asilo político, o impacto das mudanças climáticas na migração humana, memórias de migração familiar, entre outros.
Inscreva-se (aqui)
Inscrições abertas até 09 de setembro.
Acesse o regulamento oficial (edital) de seleção na íntegra, clicando aqui. O regulamento também está disponível em inglês e espanhol.
.
QUER COLABORAR COM A REDE ARTEREFÚGIO?
Se você representa uma organização, atua como profissional cultural autônomo ou é um entusiasta da arte e direitos humanos, você pode contribuir divulgando projeto e nosso edital, ou por meio de de ações culturais e educativas realizadas em parceria com nossa equipe. Essas ações podem ser direcionadas aos artistas participantes do I Ciclo de Acompanhamento – como oficinas, visitas guiadas, conversas com profissionais e artistas, etc – ou ao público em geral – como palestras, oficinas, mini-exposições, produção e publicação de conteúdo, etc.
Entre e contato conosco através do email csvm@unicamp.br
fonte: sites.google.com/unicamp.br