Estrangeiros residentes no Brasil e com visto permanente podem acessar o programa habitacional do Governo Federal seguindo os mesmos critérios que os brasileiros
Publicado • 02/12/24 às 07:54h
O programa habitacional Minha Casa Minha Vida (MCMV) tem ajudado milhares de brasileiros a conquistarem a casa própria. No entanto, também se mostra uma opção viável para imigrantes residentes no Brasil. De acordo com o Ministério das Cidades, estrangeiros com visto permanente podem solicitar o financiamento habitacional, desde que cumpram os mesmos critérios exigidos para brasileiros e naturalizados.
Paulo Antonio Kucher, vice-presidente comercial da Lyx Participações e Empreendimentos, ressalta que o Minha Casa Minha Vida, representa uma excelente oportunidade para imigrantes que desejam se estabelecer no Brasil. “O programa oferece condições acessíveis e justas, permitindo que estrangeiros com visto permanente também realizem o sonho da casa própria. É uma chance de transformar o futuro e criar raízes no país”, aponta Kucher.
Para os imigrantes interessados em financiar um imóvel pelo MCMV, alguns requisitos devem ser cumpridos. Entre eles, é necessário comprovar renda, seja no Brasil ou no exterior, não possuir outro imóvel ou ter sido beneficiado por programas habitacionais, além de estar com o cadastro de crédito sem restrições.
.
.
O programa também estabelece que o imóvel a ser financiado deve ser utilizado para fins residenciais. O candidato deve, ainda, demonstrar capacidade econômico-financeira para arcar com as prestações mensais. Desse modo, os imigrantes passam pelo mesmo processo que os brasileiros para conseguir o financiamento habitacional, não há diferenciação e a análise é feita com base na renda e no histórico financeiro do solicitante.
.
Como o Minha Casa Minha Vida impacta a vida de imigrantes no Brasil
O Brasil se consolidou como um dos principais destinos para imigrantes que enfrentam crises humanitárias, guerras e perseguições em seus países de origem. Entre janeiro de 2023 e julho de 2024, foram concedidos mais de 11,2
mil vistos de acolhida humanitária a pessoas de países como Afeganistão, Haiti, Síria, Ucrânia e Venezuela, de acordo com dados do Ministério das Cidades. Para esses imigrantes, o desafio de se estabelecer em um novo país vai além da adaptação cultural. A busca por moradia digna e acessível é um dos obstáculos mais urgentes.
Randy Godoy, 33 anos, é um dos exemplos de imigrantes que no Brasil conseguiu realizar o sonho da casa própria. “Saímos da Venezuela, abandonamos tudo, até nossa casa. Aqui no Brasil, conseguimos essa oportunidade que a gente nem imaginava”, relata. Hoje, Randy mora com sua família no condomínio Clube Oregon, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.
A família também conta que com o mesmo valor que gastava de aluguel hoje está investindo em uma moradia própria. “Foi fácil conseguir o financiamento, tivemos muita ajuda nesse processo. Ir para um novo país como imigrante e já conquistar um imóvel próprio é algo incrível”, diz Randy.
Ana Ortega, 43 anos, que também veio da Venezuela, realizou o sonho da casa própria no Brasil através do programa Minha Casa Minha Vida. Ela conta que ficou sabendo da oportunidade por meio de uma amiga, que havia conseguido financiar seu imóvel. “Conheci o programa por uma amiga que também tinha conseguido o financiamento. O mais complicado foi conseguir o dinheiro da entrada, mas o processo foi tranquilo”, relembra Ana.
Agora, vivendo em um condomínio, Ana destaca a diferença que essa conquista fez em sua vida e na de sua família. “Sair do aluguel e conseguir a casa própria não era algo que eu esperava. Meu filho tem uma área para brincar no condomínio, ele pode ficar livre e em segurança para se divertir”, comenta Ana.