14 de julho - Dia da dançarina e dançarino folclórico do Paraguai

Em 2020, por unanimidade de votos a Câmara dos Deputados e a Câmara dos Senadores, aprovaram o Projeto de Lei que declara cada 24 de julho como "Dia da dançarina e dançarino folclórico do Paraguai", em comemoração à data de fundação do Balé Folclórico Municipal de Assunção, o primeiro balé profissional do país.

Publicado em
14 de julho - Dia da dançarina e dançarino folclórico do Paraguai

O Congresso Nacional atribui ao projeto a Lei nº 6.722, composta por 3 artigos, com data de promulgação em 24 de abril de 2021.

A partir deste ano será realizado o 1º Festival Nacional de Comemoração ao “Dia da dançarina e dançarino folclórico do Paraguai”, encontro não competitivo e realizado virtualmente.

A iniciativa incentiva a união entre artistas e busca contribuir com o país por meio do nosso folclore, ansiando por mostrar que a dança paraguaia está mais viva do que nunca.

O FESTIVAL

Os 51 anos do Ballet Folclórico Municipal de Assunção também serão celebrados de forma virtual, com pinturas coreográficas que foram criadas para o balé folclórico e que perduram até hoje, desta vez inovadas pelo coreógrafo Aníbal Lezcano.

Em primeiro lugar, será apresentada a pintura característica de "Los Troperos", uma representação da tradição missionária do Paraguai; homens fortes e trabalhadores, com seus cavalos e guacha nas mãos, além do inevitável encanto das damas e a bravura dos cavaleiros, com atos de adestramento e conquista.

Em seguida, acompanhados pelo Conjunto Popular Municipal de Assunção, apresentam uma homenagem ao grande músico e compositor; Demetrio Ortiz, com as polcas paraguaias mais reconhecidas do autor.

O evento encerrará com uma cena coreográfica representando o antigo “Mercado Guasú”, principal e característico centro de vendas da cidade de Assunção nos últimos anos, com música ao vivo da Banda Popular Municipal de Assunção.

CAMI - Live América Indígena: Identidades e Resistências

Publicidade
Todos têm direito à vacina 6380

Todos têm direito à vacina

O boliviano ativista cultural Juan Cusicanki , recomenda a população imigrante comparecer aos pontos de vacinação e acatar o distanciamiento consciente, além do uso de álcool em gel...

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.