A Boliviana Lenka Nemer será uma dançarina Waka Waka no Miss Universo

A representante boliviana apresentou o traje típico que usará no concurso universal. Chama-se La Fuerza de los Andes e ela usa 40 saias (polleras) multicoloridas

Publicado em

Adaptando-se à emergência sanitária, hoje, de forma virtual, aconteceu em Hollywood, na Flórida (EUA), a apresentação oficial do traje típico que Lenka Nemer, a Miss Bolívia, levará para o Miss Universo.

A Boliviana Lenka Nemer será uma dançarina Waka Waka no Miss Universo

É um vestido colorido usado por mulheres no baile Waka Waka, nas terras do planalto (altiplano) boliviano. Chama-se La Fuerza de los Andes, foi desenhada e confeccionada por Jhesmani Fernández, com o apoio de sua irmã Jessica Ramos, da empresa Qhapac Ñan Art da cidade de La Paz, com tecidos originais feitos na cidade de Huari.

A Boliviana Lenka Nemer será uma dançarina Waka Waka no Miss Universo

Ela usa 40 saias multicoloridas, uma blusa com o Illimani bordado e nas mangas exibe representações de fogo. Destaca-se como cocar um chapéu, com penas e um mapa da Bolívia, em que se destaca o nome do país bordado com pedras douradas.

Uma sobressaia de 10 metros, com desenhos andinos, sóis e Kantutas (flor símbolo pátrio boliviano), adornada com uma whipala (bandeira dos povos originários), complementa a roupa. Como complemento, carrega consigo um chifre de pututo que se usa no planalto boliviano para convocar os membros da comunidade para uma reunião, e também um jarro de prata onde carrega o leite que as mulheres levam para casa. Acompanhe com uma diversidade de joias, que mostram a riqueza mineral do país.

A dança Waka Waka é uma das mais antigas da região andina da Bolívia. É formado por mulheres e leiteiros, que após a ordenha do gado dançam em agradecimento pela comida que vão compartilhar com suas famílias. Faz parte dos grandes desfiles folclóricos da Bolívia, como o Carnaval de Oruro e a entrada da Grande Potência. Com o passar do tempo, suas roupas foram estilizadas, com ternos coloridos e caros.

Lenka viajará para os Estados Unidos na quarta-feira, 5 de maio, e na quinta, 6 de maio, ela participará do concurso no Seminole Hard Rock Hotel and Casino, junto com seus 73 companheiros de concurso. O show final do Miss Universo acontecerá no domingo, dia 16 de maio de 2021.


Robin David Peredo Flores
28/4/2021 16:23

Fonte: eldeber.com.bo

CAMI - Live América Indígena: Identidades e Resistências

Publicidade

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.