A comunidade indígena insurgente Peru, Bolívia e México (1980 - 2000)

Da autora: Fabiola Escárzaga - Pesquisadora e professora do Departamento de Política e Cultura da UAM-Xochimilco.

Publicado em
A comunidade indígena insurgente Peru, Bolívia e México (1980 - 2000)

Fabiola Escárzaga analisa três insurgências armadas indígenas de base camponesa que surgiram nas duas últimas décadas do século XX: o Partido Comunista do "Perú-Sendero Luminoso", o Exército Guerrilheiro Tupak Katari e o Exército Zapatista de Libertação Nacional, no Peru, Bolívia, e México, respectivamente. Neles, um grupo de mestiços da classe média urbana partiu para realizar a revolução socialista, para a qual, diante da fraqueza, derrota ou neutralização da classe trabalhadora - que segundo a afirmação marxista-leninista por eles postulada deveria liderar a aliança operária - camponesa que realizaria a esperada mudança revolucionária - convocou os camponeses indígenas como ator central dessa luta.

insulgentesTais apelos encontraram eco significativo nas bases camponesas indígenas que viam neles a possibilidade de mudar radicalmente uma situação insuportável para eles. A adesão indígena permitiu-lhes transcender historicamente em relação a outras guerrilhas anteriores naqueles ou em outros países, das quais deriva seu maior potencial de ameaçar a ordem social vigente. Como pouquíssimas organizações colocam esse projeto em prática, elas o colocam à prova de armas. Foram provas de revolução que, com diferentes alcances, foram significativas na história dos setores populares de seu país e também para os setores dominantes, pois modificaram a correlação de forças existente''.

Sobre a autora: Fabiola Escárzaga pesquisadora e professora do Departamento de Política e Cultura da UAM-Xochimilco. Tópicos de Pesquisa: Insurgências Armadas Indígenas no México, Peru e Bolívia; Movimento indígena na América Latina; governos progressistas e movimentos sociais na América Latina; Indianismos na América Latina; Educação indígena no México e na América Latina; e Sistemas educacionais comparados na América Latina.

https://cutt.ly/tJYOQYi
Apoya la economía local, busca y adquiere el titulo físico en la librería más cercana.

*Pídelo también en línea

En Latinoamérica
https://bit.ly/3CAvxjP

En España
https://bit.ly/3KRs4kb

VEJA TAMBÉM
Consulado boliviano atende neste sábado 12 de março de 2022
Chefões da feirinha da madrugada são presos
Chefões da feirinha da madrugada são presos

Publicidade

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.