As mais belas pinceladas de amor e acolhimento dos baixinhos na rede escolar paulista.

A campanha Eu Amo Bolívia colhe os frutos do projeto mais vitorioso na promoção da cultura boliviana nos corações dos professores e dos pequenos brasileiros.

Publicado em

Em doze anos de trajetória a campanha "EU AMO BOLÍVIA" tem conquistado mais de 20.000 crianças, adolescentes, jovens e professores que tiveram a oportunidade de conhecer e amar uma das culturas mais antigas e belas do mundo.

A BOLÍVIA NA PONTA DO LÁPIS EM SALA DE AULA

Aprecie a seguir os desenhos de crianças brasileiras e filhos de imigrantes da 4ª série da EMEF Prof. Antônio Carlos Rocha.

Desenho_01
O pequeno João Victor destacou a marca Eu Amo Bolívia, campanha que tem conquistado professores e alunos de mais de 150 centros educativos em 12 anos de campanha.


Desenho_02

Jackson ilustrou nas folhas do caderno a marca da campanha que invita aos brasileiros amar a cultura boliviana. Também destacou o "milho roxo" tradicional na gastronomia andina, elemento fundamental da "Chicha morada" suco de sabor incomparável. A folha de coca pela importância ancestral dos povos andinos marcou no menino.

Desenho_03
Neste desenho podemos destacar de forma ampla a compreensão da nossa criança ao valorizar o tecido aguai, tecido que além de ser útil no transporte de ferramentas, alimentos e bebês nas costas da mãe ou pai, também traz uma história escrita dos acontecimentos da população em que foi feita a tecelagem. Os "Kipus" também impactaram, talvez pelo diferencial como ferramenta de comunicação da cultura ancestral boliviana.

Desenho_04
A pequena Maria Isabele caprichou nos desenhos, destacando o tecido "aguaio", muitas folhas de coca, sendo enfática no fato das folhas de coca serem verdes e não brancas, o sabor da "saltenha" despertou interesse pelas polo sabor e o reto de comer sem derramar o molho, já as cores da bandeira nacional da Bolívia são motivadas pelo vermelho que representa o sangue dos heróis nacionais, o amarelo representa a riqueza dos minérios, e o verde a enorme Amazônia boliviana. Para finalizar Maria lembrou a importância da mulher boliviana na superação das famílias e do empreendedorismo da mulher boliviana na economia na Bolívia.

Desenho_06
Nossa amiguinha Kételly, ilustrou seu caderno com a diversidade de milhos que possui a Bolívia, sem esquecer dos "Kipus" que com o uso de cordas e nós coloridos podiam registrar as contas do "Império Inca". O ancestralíssimo da folha de coca verde tem também marcado na pequena, finalizando com as cores do tecido "aguaio" ao lado do logo da campanha Eu Amo Bolívia.

Desenho_07
A pequena Melissa, destacou uma criança com a camiseta da campanha Eu Amo Bolívia sendo o porta voz do conhecimento dentro de sala de aula, ponderando a folha de coca na cor verde marcante, a emblemática força da "Wiphala" que representa a união dos povos originários sul-americanos, finalizando com o milho roxo uma das particularidades que fixa nas crianças em todas as escolas no estado de SP.

Desenho_08 Desenho_09

EAB-ESCOLA_full2

A palestra da campanha "EU AMO BOLÍVIA" foi ministrada por Antonio Andrade, CEO do portal de noticias BOLÍVIA CULTURAL, em (26) de novembro de 2021, no CEU EMEF Prof. Antônio Carlos Rocha em Vila Moreira em São Paulo – SP.

VEJA TAMBÉM
As mais belas pinceladas de amor e acolhimento dos baixinhos na rede escolar paulistana
Mulher policial (GCM) pede para as imigrantes denunciar a violência contra elas
Consulado boliviano atende neste sábado 12 de março de 2022

Publicidade

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.