Bolívia Cultural recebe elogios de autoridades da Secretaria Municipal de Educação, em Seminário povos Imigrantes

O reconhecimento pelo trabalho realizado na contribuição cultural que traz o projeto cultural boliviano em território brasileiro foi expressado por autoridades presentes no Seminário bienal “POVOS IMIGRANTES” traz à tona a importância de preservar e difundir a diversidade cultural dos povos imigrantes na rede de educação municipal da cidade de São Paulo, cidade que acolhe na Rede Municipal de Ensino 5.974 alunos de mais de 102 nacionalidades, com notável participação de crianças bolivianas.

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O "Seminário Povos Imigrantes - São Paulo 2019" aconteceu na segunda-feira 30 de setembro de 2019 no Auditório UNINOVE Campus Memorial - Barra Fundaem - São Paulo.

SEMINÁRIO POVOS IMIGRANTES 2019

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio de seus 13 representantes das Diretorias Pedagógicas, que compõem o Grupo de Trabalho de Educação para as Relações Étnico-Raciais, apresenta o Seminário Povos Imigrantes de 2019.

O seminário tem por objetivos:

• refl etir sobre o fenômeno imigratório e a educação;
• contextualizar o currículo da Cidade de São Paulo ao enfatizar a singularidade de um projeto inovador de Língua Portuguesa para estudantes imigrantes;
• explicitar boas práticas pedagógicas que têm por referência a educação para as relações étnico-raciais.

O Seminário Povos Imigrantes está estruturado em três eixos inter-relacionados:

• relatos de práticas pedagógicas;
• palestras de especialistas na área temática;
• apresentações culturais.

Desde 2003, a Rede Municipal de Ensino tem promovido seminários periódicos com vistas à formação de professores. Não obstante esses esforços, os professores, de todas as modalidades de ensino, solicitam mais práticas refl exivas que os auxiliem no cumprimento dos Projetos Político-Pedagógicos que salientem a diversidade étnico-racial como ferramentas fundamentais para o desenvolvimento de uma cultura de paz nas escolas.

A cultura de paz nas escolas é uma abordagem intercultural que está coadunada com a Lei Municipal nº 16.478/16, que instituiu a Política Municipal para as Populações Imigrantes da Cidade de São Paulo. Lei única entre os municípios brasileiros, seus princípios norteadores referentes à educação preconizam:

• igualdade de direitos e oportunidades, de acordo com as necessidades específi cas das populações imigrantes;
• universalidade, indivisibilidade e interdependência dos direitos humanos dos imigrantes;
• combate à xenofobia, ao racismo, ao preconceito e a quaisquer formas de discriminação.

Concretizamos, seja por meio da lei, seja nos conteúdos ou práticas pedagógicas, a educação para os Direitos Humanos e a Educação para as Relações Étnico-Raciais.

Expositores:

Documentário
“Migração como direito humano: rompendo o vínculo com o trabalho escravo”
ONG Repórter Brasil
Refl exão: Iolanda Teles
DRE São Miguel

PALESTRA 1

“Bolívia Cultural e o Município da Cidade de São Paulo sem fronteiras”
Angel Antônio Andrade Vargas
Bolívia Cultural

PALESTRA 2

“O Currículo da Cidade de São Paulo e o ensino da Língua Portuguesa para Imigrantes”
Carla Cristina dos Santos Antônio
Talita Silva Souza
EMEF Coelho Neto

PALESTRA 3

“Direitos Humanos e Educação
por uma cultura de paz”
Prof.a Dr.a Ana Maria Dietrich
UFABC

Projeto “Escravo nem pensar!” Direito do Migrante e Prevenção do Trabalho Infantil
Natália Suzuki
Repórter Brasil

Documentário
“Nova onda de imigração atrai para São Paulo latino-americano e africano”
TV. Folha
Refl exão: Válter Gomes de Oliveira
Assessor NEER – Imigrantes

PALESTRA 4

“Somos todos Migrantes”
Sávia Cordeiro
CRAI

“O Trabalho da ACNUR para Refugiados no Brasil”
William Laureano
ACNUR

RELATO DE PRÁTICAS
Fazendo a diferença na sala de aula
“Música e brincar na Educação Infantil: por todos os cantos e encantos da infância”
Prof.a Marilene Sales Melo
EMEI João Mendonça Falcão

“Valentes: Histórias de Refugiados no Brasil”
Duda Porto de Souza
jornalista e escritora

Organização do SEMINÁRIO POVOS IMIGRANTES

Prefeitura da Cidade de São Paulo
Bruno Covas
Prefeito

Secretaria Municipal de Educação
Bruno Caetano
Secretário

Daniel Funcia de Bonis
Secretário Adjunto

Pedro Rubez Jeha
Chefe de Gabinete

Coordenadoria Pedagógica – COPED
Minéa Paschoaleto Fratelli
Coordenadora

Núcleo Técnico de Currículo – NTC
Wagner Barbosa de Lima Palanch
Diretor

Núcleo Étnico-Racial
Vera Lúcia Benedito
Mariângela do Nascimento Akepeu

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