Bolivianos no exterior poderão realizar 44 procedimentos pelo sistema - Consulado Online

Por meio do sistema "Consulado Online", os bolivianos residentes no exterior poderão realizar 44 procedimentos sem a necessidade de abordar as autoridades competentes, informou neste domingo a vice-ministra de Gestão Institucional e Consular, Eva Chuquimia.

Publicado em
Bolivianos no exterior poderão realizar 44 procedimentos pelo sistema - Consulado Online

"O presidente Luís Arce já o anunciou há uma semana, por ocasião do lançamento de 44 procedimentos consulares online. Desta forma, evita-se a presença dos nossos nacionais, que vivem no estrangeiro, evitam-se transferências, custos", disse em contacto com TV Bolívia.

O mandatário explicou que o sistema "Consulado Online" é um projeto multidisciplinar trabalhado pela equipe técnica da central e do serviço de relações exteriores através da experiência acumulada ao longo dos anos.

"Depois da pandemia (COVID-19), essa nova normalidade nos obrigou a ver mecanismos sobre o quanto podemos atender e o quanto a tecnologia, também no âmbito do governo eletrônico, pode nos ajudar e já estão sendo realizados 44 Trâmites consulares. na fila", disse.

Indicó que se emite 85 actuaciones consulares, Bolivia se destaca de otros países, no solamente de la región, en emitir casi todos los servicios al 100%, como la cédula de identidad, el pasaporte, los certificados de antecedente penal o policial, de matrimonio , entre outros.

“O cidadão (que) precisa de certidão de registo criminal, tinha de ir fisicamente solicitá-la (ao escritório consular) e retirá-la num dia ou em alguns casos precisava de a legalizar durante cerca de cinco dias”, explicou a autoridade.

Ele destacou que mesmo nesse procedimento, no ano passado, houve "um salto qualitativo" no tempo de entrega fisicamente, que antes levava 48 horas, mas agora foi reduzido para dois minutos "porque o tempo de captura é esse".

O presidente Luis Arce lançou na semana passada o sistema "Consulado Online", que fortalece e simplifica os serviços oferecidos pela Chancelaria do Estado aos bolivianos residentes no exterior.

fonte: lostiempos.com

VEJA TAMBÉM
Consulado boliviano atende neste sábado 12 de março de 2022
Chefões da feirinha da madrugada são presos
Chefões da feirinha da madrugada são presos

Publicidade

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.