Bolivianos queimam cúpulas de empresa estrangeira e definem seu despejo do Salar de Uyuni

O povo de Potosí ordenou ao governador de Oruro que mostrasse que o local onde as cúpulas foram instaladas é no território de Oruro

Publicado em

23/07/2021 19:59 | El Potosí

Moradores de Uyuni, Llica, Tahua e outras regiões do sudoeste de Potosino queimaram nesta sexta-feira três das sete cúpulas instaladas pela empresa suíça Imagen Scapes que opera o abrigo de cúpulas instaladas irregularmente no Salar de Uyuni.

A população deslocou-se à região onde se encontram as cúpulas e exaltou-se o ânimo porque a população de Oruro havia anunciado o lançamento de um projeto de reativação turística com base nesse projeto.

Ao chegarem ao local conheceram pessoas de Salinas de Garci Mendoza, região que apóia a presença da empresa estrangeira, e começaram os insultos e um grupo começou a queimar a infraestrutura turística.

Durante o incêndio, um cidadão de Oruro sofreu um acidente e foi levado a um posto de saúde, e os membros da comunidade de Potosí indicaram que ele não foi atacado em um confronto, como o povo de Oruro teria tentado fazer crer.

O estrago não foi grande porque a estrutura de madeira não podia queimar por estar molhada, então a população se acalmou e se organizou o cume do território, convocado pelas autoridades do sudoeste de Potosí.

Despejo

Com a presença do governador de Potosí, Jhonny Mamani, aconteceu o encontro dos Potosinos que se reuniram no Salar de Uyuni.

Após constatar que todo o Salar de Uyuni está localizado no território de Potosí, os presentes definiram o despejo das cúpulas de sal e a tramitação judicial dos que viabilizassem a liquidação de uma empresa que nunca administrou licença antes do governo de Potosí.

O povo de Potosi ordenou ao governador de Oruro que mostrasse que o local onde foram instaladas as cúpulas é no território de Oruro porque teria sido a instância que deu a licença ambiental para consolidar o projeto "pousada turística do Salar Thunupa".

Os Potosinos suspeitam que os empresários suíços tenham algum acordo clandestino com as autoridades de Jirira, comunidade que se tornou uma espécie de escudo para as operações que cobram cerca de 1.000 dólares por dia e noite nas cúpulas de uma única pessoa.

Em abril deste ano, a Secretaria de Turismo e Cultura do Governo Autônomo Departamental de Potosí fechou as cúpulas, mas os comunitários de Jirira romperam os selos e apoiaram a continuidade da atividade que para os Potosinos é ilegal.

Conclusões

Os cidadãos de Potosí que participaram na reunião da Comissão de Defesa e Desenvolvimento do Sudoeste, realizada no Salar de Uyuni, resolveram a expulsão da operação turística ilegal e declararam-se em estado de alerta em defesa dos limites.

1. Evacuação imediata das cúpulas

2. Início de ação penal contra as pessoas que autorizaram o funcionamento irregular das cúpulas no território de Potosí.

3. Instamos o governador de Oruro a documentar suas afirmações de que o Salar de Uyuni está sob a jurisdição do Departamento de Oruro.

4. Uma cúpula departamental é convocada com urgência para formar um comitê técnico e jurídico para limpar nossas fronteiras departamentais, convocado pelo governador.

5. Convide o Presidente do Estado Plurinacional, Luis Arce Catacora, para visitar nossa região para tratar de questões de desenvolvimento.

6. Declaramos Comcipo um inimigo da região sudoeste de Potosí por tentar nos dividir com mentiras perversas e maliciosas contra nossas autoridades comunais, regionais e departamentais.

Acomodação de luxo

A empresa Imagen Scapes consolidou o projeto Cachi Londge com salas em forma de cúpula localizadas em uma estrutura de madeira.

A estrutura turística conta com todos os serviços para um atendimento de alto nível.

Numa entrevista anterior, os funcionários da empresa suíça, que opera o hotel Dome, fizeram saber que a burocracia foi feita com as comunidades de Jirira e Salinas.

fonte: correodelsur.com

Veja Também
Bolivianos queimam cúpulas de empresa estrangeira e definem seu despejo do Salar de Uyuni

CAMI - Live América Indígena: Identidades e Resistências

Publicidade

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.