Centro do Imigrante, em São Paulo, recebe unidade do projeto Biblioteca de Los Sueños

Com realização da CEC Brasil e patrocínio da Bayer, projeto oferece novo espaço de leitura com 1200 títulos. A inauguração acontece neste sábado (27) de novembro de 2021

Publicado em
Centro do Imigrante, em São Paulo, recebe unidade do projeto Biblioteca de Los Sueños

Neste sábado (27), 10h, o Centro do Imigrante, projeto do Instituto Omni, que presta apoio a imigrantes e refugiados no Brasil, será contemplado com novo espaço de leitura e acervo de 1200 livros. A novidade é fruto do projeto Biblioteca de Los Sueños, que chega à instituição, localizada no Brás, em São Paulo, como uma realização da CEC Brasil e patrocínio da Bayer via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal do Brasil.

A novo acervo passa a beneficiar os cerca de 3 mil imigrantes de inúmeras nacionalidades e seus filhos, residentes na capital paulista, que frequentam mensalmente o Centro do Imigrante para acessar os diversos serviços oferecidos pelo centro, entre eles emissão e renovação de documentos brasileiros, cursos de Português, tecnologia e formação profissional, palestras, microcrédito, intermediação para vagas de empregos e atendimento em saúde.

A biblioteca passa a integrar Centro do Imigrante como um espaço de convivência e leitura, com acervo de 1200 títulos de autores brasileiros em língua espanhola ou bilíngues, além de títulos da literatura local, mundial e sobre sustentabilidade, promovendo o acesso à leitura ao tempo que une culturas e ideias. O horário de funcionamento do centro é de segunda a sexta-feira das 9h às 17h, e aos sábados das 11h às 18h.

O pano de fundo do projeto Biblioteca de Los Sueños, idealizado pela CEC Brasil, é a divulgação da literatura brasileira e a valorização do livro como fonte de conhecimento e intercâmbio cultural a partir da criação de espaços de leitura em países da América do Sul. O projeto inaugurou, neste ano de 2021, duas unidades na Argentina e segue para o Chile, onde implanta um espaço no próximo mês de dezembro. Em 2022, Paraguai é um dos destinos confirmados do projeto.

“Esse espaço é a realização de um sonho que temos aqui, pois há muito tempo estamos buscando formas de acolher as crianças do nosso entorno, filhos e filhas de imigrantes que atendemos, que na maior parte do tempo ficam pelas ruas sem atividade. A Biblioteca de Los Sueños vai nos dar a oportunidade de fazer a inclusão dessas crianças no nosso centro, com projetos de incentivo à leitura, abordando também a educação ambiental através dos livros, uma vez que o descarte do lixo é um tema sensível no bairro”, comemora Elizete Perussi, coordenadora do Centro do Imigrante.

A implantação das unidades do projeto Biblioteca de Los Sueños cumpre alguns critérios, a exemplo da localização da instituição parceira em região de vulnerabilidade social e a formação de mediadores para o espaço, dentro de uma lógica de dinamização de práticas de leitura, formação do leitor e capacitação sobre literatura brasileira. As instituições beneficiadas são, em sua maioria, escolas, creches, centros culturais ou associações situadas nas periferias de cidades latino americanas.

“O projeto garante solo, firme e fértil, para conectar a literatura brasileira com países da América Latina, estimulando a parceria entre autores brasileiros e editoras latino-americanas, garantindo não apenas a tradução desses textos, mas a possibilidade de publicações bilíngues que podem ainda mais enriquecer nossas trocas culturais”, comenta Kaline Vânia, sócia da CEC Brasil.

SOBRE A CEC BRASIL

A CEC Brasil é uma empresa que atua na área de produção cultural, visando o impacto social. Com pilares como educação, saúde e diversidade, a CEC Brasil tem como desafio construir projetos inovadores e desenvolver tecnologia capaz de transformar cenários de comunidades no Brasil e América do Sul. Sua atuação está concentrada em projetos de cultura e saúde, com a publicação de livros que valorizem profissionais da saúde, e criação de espaços e estruturas inovadoras com foco em leitura e formação de novos leitores no Brasil e América do Sul. Conheça mais: https://cecbrasil.com.br/

SOBRE A BAYER

A Bayer é uma empresa global e inovadora com uma história de mais de 150 anos e competências centrais nas áreas de saúde e agricultura. Desenvolvemos novas moléculas para a utilização em produtos inovadores e soluções para melhorar a saúde das pessoas, animais e plantas. Nossas atividades de pesquisa e desenvolvimento são baseadas na profunda compreensão dos processos bioquímicos que ocorrem nos organismos vivos. Atendemos às nossas necessidades humanas mais básicas: saúde e alimentação. Somos guiados pelo nosso propósito, Ciência para uma Vida melhor, nos esforçando para evitar e curar doenças, melhorar a saúde diária e ajudar a alimentar uma população em crescimento. Para mais informações acesse: www.bayer.com.br

SOBRE O INSTITUTO OMNI

O Instituto Omni fomenta ações que promovam desenvolvimento social por meio da educação, com atuação em três grandes eixos: inclusão socioeconômica e cultural, consciência financeira e empreendedorismo e inovação. Além de iniciativas próprias, como o Centro do Imigrante e o ProBem (Programa de Inclusão Profissional e Social), o Instituto correaliza projetos com parceiros, fomentando iniciativas de impacto em educação, trabalho e cultura. www.institutoomni.org.br

SERVIÇO:

Inauguração Biblioteca de Los Sueños

Onde:
Instituto Omni – Centro de Imigrantes
Endereço:
R. Dr. Costa Valente, 306, Brás, São Paulo - CEP 03052000
Quando:
27 de novembro de 2021 (sábado)
Horário:
10:00 horas

Funcionamento do Centro de Imigrante: Seg a sex das 9h às 17h - Sáb 11h às 18h.

Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.