Consulado móvel boliviano na cidade de Nova Odessa em SP

A unidade móvel do Consulado da Bolívia foi instalada no CAS (Centro de Atenção Social) - Jardim São Jorge. Entre os dias sábado (1) e domingo (2), atendeu a 75 solicitações de documentos de bolivianos residentes em Nova Odessa e região.

Publicado em

Dentre solicitações de documentos, um pedido inédito emocionou os funcionários presentes. “Um casal que compareceu ao local pediu que nós, além de fornecermos a certidão de casamento, também os casássemos perante a lei. Nunca antes tínhamos realizado um casamento em nossos atendimentos móveis”, contou o cônsul geral da Bolívia, Jorge Ledezma Cornejo, que acompanhou os procedimentos nos dois dias.

A pequena e simbólica união foi celebrada pelo próprio cônsul. Moises Mayta Machicado e Maria Jesus Celso Montes Oca estavam radiantes. “Esse é o dia mais feliz da minha vida”, disse o noivo, aos funcionários.

Para efetivar os atendimentos, uma equipe de 10 funcionários do Consulado ficou em Nova Odessa. Foram feitas emissões de certificados de registro civil (nascimento e casamento), certidões de óbito, registro de dupla nacionalidade, certificado de experiência, certidão de antecedentes criminais e assessoria em ações consulares, como expedição de passaportes bolivianos, certidões de identidade e outros.

Segundo a assessora de Assuntos Metropolitanos da Prefeitura de Nova Odessa, Miriam Carceliano, os serviços foram muito bem recebidos pela população de imigrantes. “Nós percebemos que o Consulado da Bolívia é atuante e presente na comunidade de bolivianos no Brasil. Todos os atendimentos foram efetivados resolvendo a questão de falta de documentos daqueles que procuraram os serviços”, explicou.

A Diretora de Gestão Social e Cidadania, Patrícia Cristina Pereira, também acompanhou os atendimentos com uma escala de funcionários. “Nós temos todo o interesse em contribuir com a regularização dos imigrantes de forma que eles consigam trabalhar na formalidade e garantir o sustento das suas famílias”, destacou ela.

fonte: Diretoria de Comunicação.

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.