DENGUE - Aqui é papo reto, elimine os criadouros!

Papo reto: eliminar os focos do Aedes aegypti é responsabilidade de todos. Se você também fizer a sua parte, vamos acabar com os focos do mosquito.

Publicado em

O Aedes aegypti
O mosquito transmissor do vírus da dengue, zika e chikungunya é o Aedes aegypti. Ele se caracteriza pelo tamanho pequeno, cor marrom médio e por nítida faixa curva branca de cada lado do toráx. Nas patas, apresenta listras brancas. A observação destas características a olho nu é bastante difícil.

Quais os hábitos dele?
O Aedes aegypti vive de 35 a 45 dias, alimenta-se, reproduz-se e põe ovos durante o dia. As fêmeas do mosquito picam as pessoas, pois precisam de sangue para amadurecerem os ovos. É nesse momento que pode ocorrer a transmissão das doenças, pois as fêmeas podem estar infectadas pelos vírus.

Ciclo de Reprodução
A fêmea deposita até 100 ovos nas paredes internas de recipientes que tenham ou que possam acumular água parada, onde podem durar até um ano e meio. Em contato com a água, os ovos desenvolvem-se rapidamente em larvas, que dão origem às pupas. Delas, surge o adulto num ciclo de, aproximadamente, 7 dias.

As Arboviroses são doenças que podem ser transmitidas por picada do mosquito e podem apresentar sintomas parecidos. O mosquito Aedes aegypti pode transmitir doenças como Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. O Aedes aegypti pode se tornar um transmissor também da Febre Amarela, no seu ciclo urbano.

Transmissão
A fêmea do mosquito pica o doente e se infecta com o vírus. Depois, pica uma pessoa saudável e inocula o vírus junto com a saliva. Uma vez infectado, o mosquito transmitirá o vírus até o final de sua vida (6 a 8 semanas).

ATENÇÃO: Não há transmissão por contato direto entre pessoas e suas secreções, nem por água ou alimento.

PERÍODO DE TRANSMISSIBILIDADE - VIREMIA:
Período que a pessoa tem o vírus circulando e pode infectar o mosquito – 1 dia antes do início dos sintomas até 5 - 6 dias após.

Sintomas
Febre alta com início súbito, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo, perda do apetite, manchas vermelhas na pele, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, dores nas articulações.

Período de incubação
Período entre o mosquito picar uma pessoa com o vírus e ser capaz de transmitir para outra pessoa: de 8 a 12 dias.

Período entre o mosquito com o vírus picar uma pessoa e esta pessoa apresentar os sintomas: de 3 a 15 dias, sendo em média de 5 a 6 dias.

Apesar das arboviroses terem sintomas parecidos, há alguns aspectos importantes de cada uma delas. Veja abaixo:

Dengue
Existem 4 tipos de vírus da dengue, por isso a pessoa pode pegar dengue até quatro vezes! Deve procurar atendimento médico imediato se apresentar estes sintomas, que podem indicar uma evolução para quadros graves::

Dor abdominal intensa e contínua
 
Vômitos persistentes
 
Tontura, principalmente quando fica de pé
 
Sangramentos de mucosa
 
Sonolência ou muita irritabilidade
Procurar um médico na unidade de saúde mais próxima e informar sobre os sintomas. Não se automedique, e mantenha-se hidratado.

Chikungunya
No caso de Chikungunya chama atenção as dores articulares que podem ser intensas e limitar os movimentos. Frequentemente são na região do tornozelo, punho e articulações da mão, mas podem afetar outras articulações.

Os pacientes podem ficar incapacitados devido à dor, ao edema e à rigidez das articulações, sendo incapazes de executar tarefas normais ou ir ao trabalho.

A pessoa pode pegar a doença apenas uma vez, ficando imune.

Zika Vírus
A maioria dos pacientes não apresenta nenhum sintoma. A maioria dos casos tem evolução benigna, ou seja, a pessoa fica curada. Há maior risco em gestantes, especialmente, quando a doença ocorre no 1º e 2º trimestre de gestação, podendo levar a malformações do recém-nascido.

Febre Amarela
Ela pode ser evitada com vacinação! No Município de São Paulo, a vacina contra febre amarela está recomendada para todas as regiões.

É uma doença com letalidade alta (morte). Pode chegar a 50% nos casos graves que evoluem com icterícia (pele e olhos amarelados) e sangramentos.

A Febre Amarela possui dois tipos de ciclos:

1 - Ciclo Silvestre: é transmitida pela picada do mosquito Haemagogus e Sabethes em região de mata.

2 - Ciclo Urbano: é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti.

No Brasil, continuamos sem o ciclo urbano da doença.

Importante! Quem transmite a febre amarela é o mosquito e não o macaco!

 

Saiba mais: combateromosquito.prefeitura.sp.gov.br

 

O Capoeira Liberdade 18360

O Capoeira Liberdade

Livro, "O Capoeira Liberdade" foi lançado no Dia da Consciência Negra no Memorial da América Latina, no domingo 20 de novembro em São Paulo.

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.