Dia da Terra: confira dicas de como auxiliar as crianças a cuidarem do planeta

Celebrado no dia 22 de abril, a data tem como objetivo fortalecer a consciência ambiental

Publicado em
Dia da Terra: confira dicas de como auxiliar as crianças a cuidarem do planeta

Publicado em 05/04/24 às 21:12h

O dia 22 de abril é marcado pelo Dia Mundial da Terra. A data foi criada em um protesto em Nova York nos anos 70, liderada pelo ativista ambiental e senador estadunidense Gaylord Nelson. Já em 2009, a ONU (Organização das Nações Unidas) reconheceu o dia e passou a incentivar o seu objetivo: a luta em defesa do meio ambiente, promovendo a reflexão sobre a importância do planeta e o desenvolvimento de uma consciência ambiental.

Com recursos explorados pelo ser humano, o planeta demonstra sinais da necessidade de cuidados. Segundo alerta emitido pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), há uma probabilidade de 66% de que a temperatura média anual, entre 2023 e 2027, fique mais de 1,5°C acima dos níveis. Para a diretora do Marista Escola Social Ir. Lourenço, localizado na Zona Leste de São Paulo, é essencial ensinar os cuidados com o meio ambiente desde a primeira infância. “Além de cuidar das nossas áreas verdes, devemos incentivar os alunos a preservar o ecossistema como um todo, flora e fauna, solo, plantações e olhar para o ser humano de forma integral, só assim teremos respeito por toda vida presente no planeta”, revela. 

A natureza diversa é repleta de seres vivos, animais e plantas, todos esses elementos presentes na Terra são dignos de cuidados por parte das crianças e adolescentes. “Ensinar a amar o meio ambiente é o primeiro caminho para que as crianças sejam verdadeiras protagonistas no combate à exploração desenfreada e deem preferência ao uso de recursos naturais com responsabilidade”, reforça a professora de Ciências do Colégio Marista Paranaense, Vanessa Crefta Bozza.

abração-arvores

A especialista dá algumas dicas de atividades que podem ser feitas em casa com os pais e responsáveis para ensinar as crianças a contribuirem com o planeta Terra: 

Fale da importância do transporte público

As emissões de CO2 continuam aumentando, e as viagens de carro são responsáveis por metade das emissões totais do setor de transportes. Usar o transporte público é uma forma de mostrar a importância do cuidado com o meio ambiente. Preferir bicicletas e até optar por caminhar quando for possível também reduz o uso de automóveis. A opção em usar o transporte público também traz benefícios aos seus usuários, possibilitando o melhor aproveitamento do tempo em que permanecem no seu deslocamento, como utilizar para leituras, assistir ou apenas olhar o ambiente pela janela. 

Separe o lixo

A separação é uma das formas mais eficazes e cotidianas de contribuir com o meio ambiente. Ensinar as crianças desde cedo pode promover grandes impactos no futuro. A separação e descarte correto dos resíduos gerados nas residências, tem uma grande contribuição na conservação dos recursos naturais para gerações futuras, além de preservar o meio ambiente, contribui na renda da sociedade.

Faça passeios em contato com a natureza

Visitar parques, praças, exposições a céu aberto e zoológicos, proporciona grandes aprendizados. Cachoeiras e praias também contribuem para as crianças entenderem a importância da preservação ambiental e terem uma relação positiva com a natureza.Conhecer ambientes naturais intensifica a preocupação em colaborar com a sua conservação, saber que além das belezas cênicas e momentos agradáveis que nos proporcionam, manter esses locais colabora para a diversidade biológica.Espaços que promovem a educação ambiental possibilitam que crianças tenham uma nova visão do meio em que estão inseridos, colaboram para uma melhor compreensão da necessidade em cuidar do nosso planeta.

Faça jogos e brinquedos com materiais recicláveis

Para as crianças um simples papelão pode se tornar um mundo de possibilidades, portanto, faça jogos como boliche com garrafa pet, jogos de botão com tampinhas de garrafa e assim por diante. A atividade, além de divertida, vai ensinar sobre recursos para os pequenos. Promover a imaginação com o uso de materiais alternativos como brinquedos é algo que sempre esteve nas diferentes brincadeiras por muitas gerações, nos tempos atuais em que o consumismo está sempre oferecendo algo novo, tem uma nova dimensão, a de repensar a necessidade de realizar novas compras.

Cuidado com as luzes e torneiras

Ter cuidado com as luzes acesas na casa, assim como a água utilizada na torneira e no banho são fundamentais para a preservação da terra e seus recursos. A dica aqui é fazer disso uma grande brincadeira, com cartazes espalhados pela casa, deixando orientações sobre  horário de banho e luzes do quarto, no final quem cumprir melhor a missão pode ganhar um presente. Todos esses jogos auxiliam a criança a preservar o meio ambiente. 

fonte: pg1com.com 

AMIGA GUIA

1 Comentários

midiã albuquerque
midiã albuquerqueDIA 21.04.24 21h51

é muito bom ter minis textos em um texto enorme

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.