Dia Mundial do Brincar: A importância da brincar para a saúde mental das crianças

A data celebra o ato de brincar como direito fundamental que auxilia no desenvolvimento das crianças

Publicado em
Dia Mundial do Brincar: A importância da brincar para a saúde mental das crianças

Publicado em 28/05/24 às 14:22h

No dia 28 de maio é celebrado o Dia Mundial do Brincar. A data, que surgiu nos anos 2000 entrou para o calendário da UNICEF, tem como objetivo reforçar o brincar como um direito de todas as crianças, e está presente no Art 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança. 

A brincadeira promove o desenvolvimento, a criatividade, a educação e o bem estar. É por meio do brincar que as crianças criam relações com o mundo à sua volta, e a ciência reforça essa necessidade. Pesquisadores da Universidade de Cambridge analisaram dados de quase 1.700 crianças, entre 3 e 7 anos de idade. Aqueles com melhor capacidade de brincar aos três anos mostraram consistentemente menos sinais de problemas de saúde mental quatro anos depois. 

crianças brincando

Para a coordenadora pedagógica Danielle Cacilda dos Santos de Bairro, do Marista Escola Social Esperança, em Curitiba, o momento da brincadeira faz parte da linguagem natural da criança. “É a forma dela se expressar nesse mundo. Ao realizar atividades, em casa, na escola com as crianças ou professores, ela passa a interagir com mais autonomia, expressar seus gostos e também sentimentos por meio da brincadeira”. 

O ato de brincar é fundamental para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social na infância. “O brincar livre e espontâneo permite que a criança experimente e compreenda o ambiente, lidando com desafios e descobertas de forma lúdica”, reforça Daniele.

900x300-CASCAO

Para celebrar a data e promover o bem estar das crianças por meio das brincadeiras, a especialista dá dicas de como incentivar o ato de brincar em casa: 

Proporcione tempo e espaço para brincar: Reserve momentos diários para brincadeiras livres e não estruturadas. Crie um ambiente seguro e estimulante onde as crianças possam explorar, experimentar e se divertir.

Use a criatividade na hora de escolher brinquedos: Valorize e encoraje a imaginação das crianças. Deixe que elas criem suas próprias histórias, personagens e mundos imaginários durante o brincar. Isso ajuda a desenvolver habilidades de pensamento criativo e narrativo.

Participe das brincadeiras: O envolvimento na brincadeira fortalece os laços familiares, mas também demonstra o valor que você atribui ao tempo de qualidade juntos.

Estimule o brincar ao ar livre: É importante incentivar jogos e brincadeiras que explorem  a natureza e valorizem as atividades físicas. O ambiente externo oferece uma infinidade de oportunidades para o brincar criativo e o desenvolvimento motor, além de contribuir para a saúde mental. 

Incentive as crianças a brincarem juntas e a cooperarem umas com as outras: Isso ajuda no desenvolvimento de habilidades sociais, como comunicação, negociação e resolução de conflitos.

fonte:
Marista Escolas Sociais
pg1com

VEJA TAMÉM
AMIGA GUIA

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.