Exposição Coração Latino é destaque do Pavilhão da Criatividade

Mostra traz trajes típicos, peças significativas da arte popular e altar com padroeiras dos países latino-americanos

Publicado em
Exposição Coração Latino é destaque do Pavilhão da Criatividade

Está em cartaz no Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro a exposição “Coração Latino”, que apresenta trajes típicos, peças significativas da arte popular e um altar com as padroeiras dos países latino-americanos. As peças são todas do acervo do Memorial da América Latina.

Estão expostos alguns trajes típicos regionais e trajes de festas e encenações populares de diversos países da região. A bela e variada tradição têxtil destes trajes típicos são o símbolo de identidade e de coesão e identifica seu possuidor como membro de uma determinada comunidade, de um grupo étnico ou de uma área cultural.

No espaço também estão presentes peças significativas da arte popular latino- americana em suportes como cerâmica, madeira, metal, tecido e xilogravura. O destaque é um altar com as padroeiras de cada um dos países, que representa a forte presença da fé e religiosidade cristã dos povos da região, trazida pelos colonizadores.

As máscaras de Pirenópolis usadas na festa do Divino Espírito Santo para reviver as batalhas entre mouros e cristãos, as cerâmicas mexicanas de grande beleza plástica, os chapéus Panamá trazem um pouco da riqueza e variedade do fazer popular da América Latina.

As peças expostas são uma seleção do acervo de mais de 2 mil objetos representativos que mostram a sabedoria e o valor da expressão e dos costumes dos povos da América Latina.

Serviço
Exposição Coração Latino
Terça a domingo, das 9h às 18h
Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro | Portões 8, 9 e 13
Entrada gratuita
Classificação Livre

fonte: memorial.org.br/

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.