Famílias de imigrantes caem em golpe que prometia bolsa em universidade

Cada família perdeu em torno de (50 a 80Mil Reais), as promessas das bolsas eram ofertadas na região do Brás em São Paulo. A notícia foi veiculada no domingo 14/02/21 no programa da Rede Record "Domingo Espetacular".

Publicado em
Famílias de imigrantes caem em golpe que prometia bolsa em universidade

Publiado em 30/01/2021 08:41
Atualizado em 26/08/2023 13:53

Assista a matéria na integra do programa Domingo Espetacula

Famílias de imigrantes caem em golpe que prometia bolsa de medicina em universidade

Golpe de Estelionato com Falsas Bolsas de Medicina na Bolívia Explora Imigrantes Bolivianos em São Paulo

No cenário urbano de São Paulo, um esquema de estelionato cruel veio à tona, visando imigrantes bolivianos em busca de melhores oportunidades educacionais. Sob a falsa promessa de bolsas de estudo para cursos de medicina na Bolívia, esse ardiloso golpe explorou a vulnerabilidade desses imigrantes em uma busca por educação e futuro.

O modus operandi desse golpe envolvia a oferta tentadora de bolsas de estudo, que supostamente seriam concedidas na Bolívia. O mentor por trás dessa artimanha se apresentava como um juiz arbitral internacional, conferindo-lhe uma aura de autoridade. Ele portava uma carteira que, alegava-se, havia sido expedida pelo fictício "Tribunal de Justiça Arbitral e Mediação dos Estados Brasileiros".

As vítimas, em sua maioria famílias estrangeiras em busca de um futuro melhor, depositavam sua confiança e economias nesse suposto esquema de oportunidade educacional. Muitas delas chegavam a investir quantias significativas, chegando até mesmo a 80 mil reais, movidas pela esperança de proporcionar uma educação de qualidade aos seus filhos e, assim, abrir portas para uma vida mais próspera.

No entanto, a realidade era cruelmente diferente. As bolsas de estudo prometidas eram uma completa farsa, e as famílias imigrantes eram enganadas de maneira impiedosa. Enquanto elas acreditavam estar investindo em um futuro promissor, estavam, na verdade, caindo em uma armadilha bem urdida.

O impacto desse golpe vai além do prejuízo financeiro, atingindo o cerne dos sonhos e aspirações dessas famílias. Além do dano financeiro substancial, elas tiveram que enfrentar a devastação emocional de terem sido enganadas de maneira tão calculada e insensível.

Esse caso de estelionato serve como um lembrete angustiante da importância de verificar a autenticidade das oportunidades antes de investir tempo e recursos preciosos. Além disso, evidencia a necessidade de medidas mais rigorosas de proteção para os imigrantes vulneráveis, que muitas vezes são alvo fácil para esquemas fraudulentos.

À medida que as investigações continuam e a justiça é buscada para as vítimas desse golpe, espera-se que esse caso ajude a conscientizar a população sobre os perigos dos golpes e a importância de buscar fontes confiáveis ao tomar decisões que afetam profundamente o futuro de indivíduos e famílias.

fonte - R7

VEJA TAMÉM
Anuncio-AUTISMO-rodape
AMIGA
GUZGUIA

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.