Festa Eu Amo Bolívia chega a sua 8º edição em 2014

Nos dias 9 e 10 de agosto o Memorial da América Latina vai receber uma das representações culturais mais importantes da cidade, a festa EU AMO BOLÍVIA - Fé e Cultura.

Publicado em
Festa Eu Amo Bolívia chega a sua 8º edição em 2014

A festividade vai celebrar os 189 anos de Independência do país, que tem uma das comunidades imigrantes que mais crescem no Brasil.

Organizado pela Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil (ACFBB), desde 2012 o evento traz como tema  "Eu Amo Bolívia", campanha de promoção da cultura boliviana que conta com o apoio de brasileiros como Carlinhos Brown, Victor e Léo, Marco Luque, Luciana Melo, Toquinho, Rogério Flausino do Jota Quest, entre outros.

Além dos desfiles, com treze grupos folclóricos, divididos nas categorias, danças leves, pesadas e autóctonas, a festa conta ainda com uma feira artesanal e gastronômica, com o melhor da arte e cozinha boliviana.

Para auxiliar a organização do evento, 32 pessoas (delegados) estarão uniformizados e com crachá para dar apoio tanto aos grupos que vão se apresentar quanto ao público que irá assistir aos desfiles.

A entrada são dois quilos de alimentos não perecíveis. O que for arrecado será doado à Pastoral do Migrante, entidade que ajuda imigrantes em situação de vulnerabilidade, na região central da cidade. 

Em 2013, mais de 64 mil pessoas passaram pelo evento. 

Onde tudo começou

Com o número cada vez mais expressivo de bolivianos na cidade, eles começaram a se unir para rememorar momentos importantes do país, mesmo estando fora dele.

A festa em comemoração à Independência da Bolívia começou de modo tímido em São Paulo.

Festa Eu Amo Bolívia chega a sua 8º edição em 2014

A princípio, era realizada no pátio da Igreja da Paz, na Sé. Com o passar dos anos, mais grupos folclóricos foram se integrando, em compasso com o público, que também cresceu, de modo que a festa passou a ser feita nas ruas do entorno da igreja.

Para se ter uma ideia, em 1991, apenas quatro grupos participaram, em 2003, esse número saltou para dez.

Desde 2007 a festa é organizada pela Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil e realizada no Memorial da América Latina.

A comemoração pela Independência da Bolívia se torna simbólica perto da colônia que se consolidou em São Paulo. Milhares de imigrantes que, em busca de uma vida melhor, acabam por contribuir tanto culturalmente como economicamente para a vida da cidade.

Fique por dentro, confira os horários das apresentações 

 

Serviço – EU AMO BOLÍVIA 2014

Local: Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo
Data: dias 9 e 10 de agosto/2014
Horário: a partir das 09h45
Entrada: 2 kilos de alimento não perecível.

Saiba mais em

www.boliviacultural.com.br

www.euamobolivia.com.br

 

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.