Fronteiras terrestres entre AC e Peru são reabertas após 2 anos de bloqueio devido à pandemia de Covid

Autoridades do interior do Acre e do Peru se reuniram nesta segunda-feira (14) para oficializar abertura que tinha sido determinada em decreto publicado pelo país vizinho no sábado (12).

Publicado em
Fronteiras terrestres entre AC e Peru são reabertas após 2 anos de bloqueio devido à pandemia de Covid

O Peru, que faz divisa com o Brasil na cidade acreana de Assis Brasil, reabriu suas fronteiras terrestres nesta segunda-feira (14) após mais de dois anos de bloqueio devido à pandemia da Covid-19.

A reabertura foi determinada em um decreto publicado pelo país vizinho no último sábado (12). E, nesta segunda-feira (14), autoridades do interior do Acre e do Peru se reuniram para oficializar a medida.

Conforme a prefeitura de Assis Brasil, para ingresso no Peru, os estrangeiros devem apresentar o passaporte de vacinação atualizado, incluindo a imunização contra a Covid-19. Durante a reunião, os gestores também discutiram a questão migratória.

Regras para entrada no Peru:

• De 18 a 40 anos, a pessoa deve apresentar comprovação de vacinação de, pelo menos, duas doses contra a Covid-19.

• A partir dos 40 anos, a pessoa deve apresentar comprovação de vacinação da dose de reforço.

• Quem não tiver o comprovante de vacinação, deve apresentar exame de Covid-19 feito até 48 horas antes a entrada no país vizinho.
 
“A reabertura renovou as esperanças do povo da fronteira no que diz respeito, principalmente, à retomada da nossa economia. Vários seguimentos do comércio local dependem de 50% a 60% do trânsito entre brasileiros e peruanos nessas cidades gêmeas. O governo peruano determinou a reabertura das fronteiras para acesso terrestre, porém ainda com restrições”, informou o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia.

Ainda segundo Correia, o Comitê de Fronteiras deve se reunir nos próximos dias para discutir outros protocolos a serem seguidos nesse processo de retomada.

“Vamos reunir o comitê, que presenta as cidades de Assis Brasil e Iñapari, para discutir outros protocolos e vamos sugerir ao governo peruano, com a visão de que se tenha o controle sanitário, mas também que facilite o ingresso de pessoas tanto no Peru quanto no Brasil”, afirmou.

Em setembro do ano passado, em agenda no Acre durante atividades relacionadas ao Dia Mundial do Turismo, o embaixador do Peru no Brasil, Javier Yépez, falou sobre a fronteira com o país vizinho fechada desde o início da pandemia.

Alegando prejuízo econômico, um grupo de moradores da cidade acreana de Assis Brasil e de Iñapari, no Peru, protestou na Ponte da Integração, que liga os dois países, pela reabertura da fronteira.

Na época, o embaixador reforçou que a reabertura da fronteira não só combate os efeitos negativos na economia, mas também para seguir promovendo o turismo e, principalmente, a integração entre os dois países.

leia a máteria completa - G1

Fronteiras terrestres entre AC e Peru são reabertas após 2 anos de bloqueio devido à pandemia de Covid
Ponte ficou fechada para passagem de imigrantes de Assis Brasil para o Peru este ano — Foto: Arquivo/Prefeitura.

fonte: g1.globo.com

VEJA TAMBÉM
Tele novela boliviana TE QUIERO AMOR reuniu a Chila Jatun, Matamba, Mi Viejo San Simón e Ale Pinedo
Mulher policial (GCM) pede para as imigrantes denunciar a violência contra elas

Publicidade
Ônibus com bolivianos é atingido por carreta e deixa 4 mortos e um ferido na MS-040
Publicidade

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.