Haddad veste a camiseta - Eu Amo Bolívia - e manda recado para Evo Morales

Treze grupos folclóricos. Quatro mil dançarinos. Cinquenta mil visitantes. Com esses números é possível imaginar a grandeza da 8º edição da festa “Eu Amo Bolívia – Fé e Cultura” que tomou o Memorial da América Latina nos dias 9 e 10 de agosto de 2014.

Publicado em


A festa celebrou os 189 anos de independência do país andino, que tem uma das maiores comunidades de imigrantes no Brasil.

Organizado pela Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil (ACFBB), desde 2012 o evento traz como tema "Eu Amo Bolívia", campanha de promoção da cultura boliviana que foi abraçada por personalidades brasileiras como Ana Hickmann, Carlinhos Brown, Victor e Léo, Marco Luque, Sabrina Sato, Luciana Melo, Toquinho, Rogério Flausino do Jota Quest, entre outros.


O prefeito Fernando Haddad compareceu ao evento no sábado 9. Vestido com a camiseta Eu Amo Bolívia, assistiu ao desfile da Morenada Nueva Revelación 2004 Los Catedraticos, e falou da contribuição dos imigrantes para a cidade.

“São Paulo é a terra da imigração, temos comunidades de todos os continentes do mundo. Nossos vizinhos bolivianos não poderiam ficar em desvantagem em relação a todos que escolheram a cidade para morar”, disse.

“Sou filho de imigrantes. São Paulo recebeu o meu pai de braços abertos. Como prefeito eu gostaria de garantir os mesmos direitos ao povo boliviano”, afirmou.

O evento se tornou notório, tanto é que Claudia Peña, ministra de Autonomias, veio diretamente da Bolívia para acompanhar o evento, e teve de levar um recado ao presidente.

 “Vocês [bolivianos] são todos bem vindos. Queria transmitir ao presidente Evo Morales o carinho dos paulistanos”, frisou Haddad.


Como presidente da ACFBB, German Poma falou da importância da parceria da entidade com o Bolívia Cultural, principal veículo de comunicação da colônia no Brasil.

“Estou muito orgulhoso, pois promover um evento cultural do nosso país em São Paulo é muito importante para nós”, contou.

Além do prefeito Fernando Haddad, outras autoridades estiveram presentes no evento. O embaixador Jerjes Justiniano Talavera, o cônsul Geral da Bolívia em São Paulo Jaime Valdivia Almanza, a consulesa da Bolívia no Rio de Janeiro Shirley Orozco, Vladimir Hurtado Menacho do consulado do Acre, e Haisen Ribera Leigue do consulado de Rondônia, Cel. Ana Rita da Diretoria de Policia Comunitária e de Direitos Humanos DPCDH da Policia Militar de São Paulo, Cel. Raúl Mostacedo Agregadfo Policial da Bolívia no brasil, Presidente do Memorial da América Latina João Batista de Andrade, Larissa Beltramim - secretaria adjunta de direitos humanos e cidadania, Paulo Illes Coordenador de Politicas para Migrantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos de São Paulo.

Além dos desfiles, o público pode se deliciar e apreciar a feira artesanal e gastronômica, que trouxe o melhor da arte e cozinha boliviana.

A comemoração pela Independência da Bolívia é simbólica perto da comunidade que se consolidou. Milhares de imigrantes que, em busca de uma vida melhor, acabam por contribuir tanto culturalmente como economicamente para a vida da cidade.

por Angelina Miranda

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.