Imigrantes em São Paulo e fontes andinas na educação

O Brasil recebe refugiados sírios, congoleses, haitianos, imigrantes peruanos, bolivianos, entre tantos outros. Estes cidadãos têm seus filhos matriculados nas escolas públicas, inclusive nas universidades, e a presença destes grupos é um ponto fundamental a ser assimilado por professores e profissionais da área de educação

Publicado em
Imigrantes em São Paulo e fontes andinas na educação

Imigrantes em São Paulo e fontes andinas na educação Com Wilbert Villca López

Estes devem buscar a inserção das diversas identidades no contexto estudantil, fazendo paralelos dos conteúdos obrigatórios com a cultura de origem de seus educandos, incluindo seus costumes, valores e memória coletiva.

A partir deste contexto o curso busca explorar aspectos culturais próprios dos imigrantes com origem andina que, em sua presença e vivência no Brasil, expressam subjetividades e exteriorizam imaginários andinos através da arte, pintura, desenhos; expressões linguísticas escritas e orais de matriz andina e polissêmicas nos gêneros gramaticais do português; sentidos, rituais, símbolos e crenças da cosmovisão andina nas relações interpessoais; tipos de comunicação com a natureza; entre outras perspectivas duais, em condutas cotidianas justapostas com comportamentos comuns na cidade metropolitana.

Wilbert Villca López é boliviano, de origem quéchua. Sociólogo, mestre pela USP, e doutorando na Université Sorbonne Paris 3, França. Atualmente coordena o Grupo de Estudos da Língua Quéchua voltado para pesquisadores de ciências humanas da USP.

Informações e inscrições na Central de Atendimento

25 vagas

(Foto: Carolina Velasquez)

Duração: 120 minutos.
Local: Foyer do Teatro.

SERVIÇO:

QUANDO: QUI 18H30 ÀS 21H30
ONDE: Sesc Bom Retiro
Alameda Nothmann, 185 - Bom Retiro, São Paulo - SP, 01216-000


Fonte: sescsp.org.br/programacao

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.