Impasse de grupo de bolivianos que deseja retornar para a Bolívia no meio da quarentena do COVID-19

39 imigrantes bolivianos que desejam retornar para o país de origem aguardam o desenlace burocrático entre Brasil e Bolívia motivado pela pandemia do coronavírus

Publicado em

Na quarta-feira (29) de abril um ônibus da empresa “JMB Trans Brasil” com passageiros bolivianos que pretendia voltar para a Bolívia teve que retornar desde o “POSTO FISCAL LAMPIÃO ACESO” com destino para a cidade de São Paulo, o motivo foi a falta de documentação que as autoridades de fronteira exigem durante a pandemia do “coronavírus”. Já na sexta-feira (1) de maio o grupo de bolivianos foi instalado no espaço de eventos chamado “Local do Poma” no bairro do Canindé em SP, com o acompanhamento do consulado boliviano.


Posto fiscal Lampião Acesso (foto - redes sociais)


Segundo Marcelo, porta-voz do grupo de bolivianos que foi obrigado a retornar para São Paulo, a necessidade prioritária dos imigrantes é de conseguir o teste que certifique que os bolivianos não estejam contaminados com o COVID-19, na sequência segundo combinado com autoridades consulares da Bolívia a situação poderá ser solucionada na quarta-feira (6) de maio.  
 
Segundo Marcelo Ventura, representante da empresa de transporte JMB Trans Brasil, o grupo de bolivianos não pagará nada a mais pelo retorno para a Bolívia.

 
SOLIDARIEDADE

Assim que a notícia circulou nas redes sociais várias instituições e campanhas foram solidarias doando alimentos para o sustento das famílias que se encontram sem dinheiro para sua alimentação.

A entrevista foi realizada no domingo (3) de maio no bairro do Canindé em São Paulo.

 
CONSULADO BOLIVIANO

Os entrevistados afirmam que o consulado boliviano não autorizou a viagem dos cidadãos bolivianos nem da empresa de transporte “JMB Trans Brasil”.

Já o posicionamento oficial do consulado boliviano não foi incluído na matéria já que até o fechamento da nota não conseguimos fazer contato com as autoridades consulares da Bolívia em São Paulo. 16:00 04/05/2020 

A redação do Planeta América Latina e Bolívia Cultural, procurou maiores informações nas páginas oficiais do consulado boliviano em SP, e não conseguiu nenhuma informação sobre a situação do grupo de bolivianos.

https://www.facebook.com/ConsualdoGeneralSP 
http://consuladobolivianosp.com

Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.