Vereadora Adriana Ramalho homenageou mães bolivianas na Câmara Municipal de São Paulo

A vereadora Adriana Ramalho (PSDB) homenageou mães bolivianas de destaque. A cerimônia aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo na noite de sexta-feira 31 de maio de 2019.

Publicado em

CEREMONIAL LEMBROU AS HEROINAS DA CORONILLA NA BOLÍVIA

O dia da mãe boliviana na Bolívia é motivada pelo ato heroico das “Heroínas de la Coronilla”, grupo de mulheres que lutaram durante a Guerra de Independência de Cochabamba na República da Bolívia (hoje Estado Plurinacional da Bolívia), em 27 de maio de 1812, na cidade de Cochabamba, em frente ao General José. Manuel de Goyeneche (1760-1814), que atacou a cidade. As mulheres da cidade liderada por Manuela Gandarillas, sem o Exército Patriótico, as mulheres organizadas decidem dar resistência aos espanhóis. Elas formaram um escudo humano na colina de San Sebastian, no lugar conhecido como La Coronilla, perto de 1.400 m. do centro da cidade de Cochabamba (agora no centro da cidade), onde os soldados monarquistas espanhóis as derrotaram.

Em memória da sua bravura, em 1927, por meio da Lei de 8 de novembro, o Presidente Hernando Siles Reyes instituiu o dia 27 de maio como o Dia das Mães na Bolívia.

MÃES IMIGRANTES BOLIVIANAS DE DESTAQUE EM BRASIL

As mães bolivianas foram convocadas pela mesa cerimonial composta pela Vereadora Adriana Ramalho, Maria Eugenia Yarby Gutierrez, (Secretaria Consular do Consulado Boliviano em SP), Oriana Jara (Presença da América Latina), Jobana Moya (Equipe de Base Warmis-Convergência das Culturas), Jaime Mamani (Presidente da Federação Boliviana em Brasil), Eduardo Schwartzberg (Sociólogo, integrante da ADRB).

PROPONENTES

O evento de homenagem as mães bolivianas, foi organizada graças a iniciativa do sociólogo Eduardo Schwartzberg, com apoio da ONG Presença da América Latina, Sr. Antônio Canedo e Juan Carlos Villegas.

Os grupos bolivianos de dança, Tinkus San Simón, Salay Cochabamba e Caporal Kantuta Bolívia, apoiaram a cerimônia com as danças típicas bolivianas.

HOMENAGEADAS

Ana Maria Acuna de Aranibar
Beatriz Morales Barroso
Cristina Edmunda Sanche de Orellana
Delfina Canedo
Emilia Peram Rocha
Emma Tarqui
Francisca Maldonado Meneces
Gabina Coarite Carrillo
Hortência Escobar Choquecalla
Isabel Luz Mercado Sandoval
Jhannethe Juditza James Magne
Jobana Moya
Lourdes Cruz Ayala
Margarita Canedo
Maria Elizabeth Telleria
Maria Silvia Callejas Dorado
Mariana Lopez de Belzu
Mariol Oliveira Salas Reguerin
Mercedes Lara Canaviri
Nanci Vera de Quispe
Nelly Elena Burgoa Huanca
Rosana Camacho
Sara Roxana Ajata Chura
Selma Murillo
Silvia Augénia Mendes
Sonia Flores Mamani
Valbiana Esposo Moscoso.

(Lista fornecida pelo Gabinete da vereadora Adriana Ramalho)
O evento foi organizado pelo gabinete da vereadora Adriana Ramalho.

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.