Jovens bolivianas ganham prêmio em evento mundial da NASA

As irmãs Cristina e Alina Santander e Valeria Burgoa destacaram-se no Rover Challenge 2019

Publicado em
Jovens bolivianas ganham prêmio em evento mundial da NASA

As irmãs Cristina e Alina Santander e Valeria Burgoa destacaram-se no Rover Challenge 2019

A equipe do Instituto Internacional de Educação Espacial em Leipzig (Alemanha), que incluiu três jovens bolivianas, ganhou o primeiro prêmio na categoria Estudantes Secundários, na competição Rover Challenge 2019, organizada pelo Centro de Vôo Espacial Marshal da NASA que aconteceu de 12 à 13 de dezembro de 2019 na Alabama (EUA).

As jovens bolivianas são Alina Santander, Valéria Burgoa e Cristina Santander, que conseguiram gestionar sua adesão à equipe alemã, durante a competição realizaram uma navegação bem-sucedida dos obstáculos, obtendo a melhor pontuação.

Alina disse que este é o resultado de um árduo trabalho de vários anos, de construção de 25 rovers, até conseguir um bom protótipo com o qual eles participaram deste evento. "Eu trabalho com eles desde 2016. Este instituto é pioneiro internacional nesta competição, eu sou sua embaixadora e minha missão é levar mais jovens, incluindo de outros países, para esta competição", disse ela.

No que diz respeito à equipe feminina boliviana, Alina explicou que foi uma "bela coincidência" e comentou que a existência de uma divisão feminina foi proposta aos organizadores.

Ela disse que a primeira participação boliviana no Rover Challenge foi em 2016 (com equipes mistas), mas que em 2018 apenas equipes bolivianas foram formadas. "No ano passado, duas equipes de La Paz e Santa Cruz participaram, e neste ano o número máximo de equipes bolivianas foi alcançado. O ano a competição manterá o mesmo modelo, isso me deixa feliz ".

A equipe internacional da ISEI (Alemanha e Bolívia) ganhou um total de quatro prêmios na competição deste ano da NASA.

fonte: eldeber.com.bo

 

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.