Livro Infantil para trabalhar a valorização dos traços étnicos

O cabelo de Cora, de Ana Zarco Câmara

Publicado em

Esta maravilhosa dica vem do blog da Ideia Criativa

A sugestão desta literatura me veio de uma colega quando solicitei em nosso grupo ideias de intervenção para uma pequenina que (por sofrer bullying) desde o jardim de infância não consegue aceitar seus cabelos da forma como são: lindos e crespos.

"Para a criança negra, valorizar seus traços étnicos pode ser desafiador e aceitar que seu cabelo afro é igualmente lindo como qualquer cabelo liso e loiro é extremamente complicado em uma cultura como a nossa que padroniza a beleza e onde tenta a todo custo incutir na mente das crianças que o bonito é o traço europeu, o cabelo liso, os olhos azuis e a pele clara".


É importante entender que:

"O cabelo é um marcante indício de procedência étnica, é um dos principais elementos biotipológicos na construção da pessoa na cultura. O negro quando assume o seu cabelo de negro assume também o seu papel na sociedade como uma pessoa negra. E ser negro no Brasil e no mundo, convenhamos, é ainda um duro caminho trilhado por milhares de afro descendentes.(LODY, R. 2004, p.125)"

E intervir sempre que uma criança começa a ser excluída por conta de seus traços étnicos, pois pode ser gerado nela traumas muito profundos que a acompanharão pelo resto de sua vida.

Encontrei um vídeo com a contação da história e prontamente pensei em comprar o livro.
É UMA GRACINHA... RECOMENDO!

 

fonte: ideiacriativa.org

 

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.