Memorial convida Fernando Henrique Cardoso para conversa sobre suas memórias, cultura latino-americana e democracia

Transmissão pelo canal do YouTube e redes sociais do Memorial, entrevista gravada em (29) de abril.

Publicado em

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) participa, no dia 6 de maio, às 18h, de uma conversa sobre suas memórias, cultura latino-americana e democracia, em evento realizado pelo Memorial da América Latina. O encontro será transmitido pelo canal do YouTube e pelas redes sociais do Memorial.

A conversa foi gravada no dia 29 de abril e mediada pelo presidente do Memorial Jorge Damião e pela diretora do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), Luciana Latarini Ginezi.

FHC relembrou encontros com artistas, intelectuais e políticos latino-americanos, como o poeta Pablo Neruda. O ex-presidente também contou da proximidade de personalidades brasileiras com lideranças chilenas, país que recebeu vários dos exilados que deixaram o Brasil durante a ditadura.

Outro ponto de destaque da conversa foi quando FHC falou sobre a importância das instituições para a democracia. Para o ex-presidente ” a participação popular no acompanhamento e decisões políticas é essencial para o fortalecimento e consolidação do regime democrático”. Segundo ele, a comunicação é fundamental para ampliar tal participação.

A entrevista foi dividida em quatro tópicos: “Memórias”, “A Academia Brasileira de Letras e a Cultura”, “A importância das instituições na democracia” e “O racismo estrutural no Brasil”.

Aos 89 anos, Fernando Henrique Cardoso continua atuando politicamente: é presidente de honra do Diretório Nacional do PSDB, do qual foi fundador em 1988, e da Fundação FHC, dedicada tanto à memória histórica como a estudos e debates sobre democracia e desenvolvimento. Apreciador de música clássica é também presidente de honra da Fundação OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, SP. E escreve uma coluna mensal para os jornais O Globo, O Estado de S. Paulo.

Assista a entrevista completa em nosso canal do Youtube: https://www.youtube.com/MemorialdaAmericalatinasp

Sobre Fernando Henrique Cardoso

Fernando Henrique governou o país entre 1995 e 2002, numa gestão marcada por transformações sociais e econômicas que lançaram as bases do Brasil contemporâneo.

Como ministro da Fazenda do governo Itamar Franco, esteve à frente da equipe econômica que elaborou e implantou o Plano Real, programa exitoso que deu fim a décadas de hiperinflação no Brasil. Na mesma gestão, também foi chanceler (1992-1993).

Sua trajetória foi marcante em todas as áreas em que atuou. No campo acadêmico, o sociólogo foi professor, pesquisador e titular da cátedra de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. Também desenvolveu estudos no exterior, durante exílio na época do regime militar. Foi, ainda, senador por São Paulo entre os anos 1983 e 1994.


Sobre o programa

Serviço:

Entrevista com o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso

Dia 6 de maio, às 18h

Acesse:

YouTube: https://www.youtube.com/MemorialdaAmericalatinasp

Instagram: @memorialdaamericalatina

Facebook: @memorialamericalatina

fonte: memorial.org.br


Entrevista de Fernando Henrique Cardoso concedida ao Bolívia Cultural 27/10/19

CAMI - Live América Indígena: Identidades e Resistências

Publicidade
CURSO - Empresas e Direitos Humanos 12730

CURSO - Empresas e Direitos Humanos

O curso tem o objetivo de reconhecer a importância da participação das empresas na promoção e no respeito aos direitos humanos, sob a perspectiva de participação conjunta com...

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.