Memorial da América Latina lança edital para bolsas de pesquisa sobre refúgio

Inscrições para o processo seletivo podem ser feitas de 9 de junho a 8 de julho, por e-mail

Publicado em
Memorial da América Latina lança edital para bolsas de pesquisa sobre refúgio

O Memorial da América Latina lançou hoje, dia 8 de junho, edital para a concessão de bolsas de pesquisa voltadas ao tema do refúgio e seus desdobramentos no contexto brasileiro atual, nas áreas de historiografia, audiovisual, direitos humanos e comunicação. As inscrições devem ser feitas entre os dias 9 de junho e 8 de julho, pelo e-mail catedra@memorial.org.br.

Serão destinadas até cinco bolsas para doutorandos certificados em programas reconhecidos pela CAPES, que estejam com matrícula ativa em cursos regulares de pós-graduação para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e que tenham como objetos fundamentais as seguintes linhas de pesquisa:

• História, memória e trajetórias de vida em narrativas audiovisuais;
• Deslocamentos forçados na América Latina;
• Acolhimento e integração de pessoas em situação de refúgio na América Latina.

Devem constar nas propostas atividades de pesquisa, rodas de conversa e gravação, em audiovisual, de relatos de vida com refugiados. Com essa iniciativa pretende-se ampliar o debate, posicionando o tema "refúgio" numa perspectiva interdisciplinar, englobando aspectos subjetivos dos deslocamentos forçados, do respeito aos direitos humanos e das possibilidades de acolhimento no âmbito da sociedade

Ao todo, serão destinados ao edital R$ 36 mil reais. O edital é uma das iniciativas do Memorial da América Latina e da Cátedra UNESCO/UNITWIN de Integração da América Latina, que conta com a participação das universidades paulistas USP, Unicamp e Unesp.

Todas as linhas de pesquisa se adequam ao tema Movimentos da América Latina, escolhido pela Cátedra UNESCO/UNITWIN para o ano 2020/2021, com o objetivo de abordar processos de deslocamentos forçados e movimentos feministas da América Latina, contemplando, assim, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (17 ODS) da ONU.

As inscrições devem ser feitas até 8 de julho, às 17h e devem ser realizadas exclusivamente pelo e-mail catedra@memorial.org.br. O edital, com as informações completas e processo seletivo, pode ser acessado em: https://memorial.org.br/editais

Serviço
Chamada pública para concessão de bolsas de pesquisa
Edital: https://memorial.org.br/editais
Inscrições: de 9 de junho a 8 de julho, às 17h
Mais informações: catedra@memorial.org.br

CAMI - Live América Indígena: Identidades e Resistências

Publicidade

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.